Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 10:38
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


“A oportunidade esta aí, temos que abraçar.”. Com esta frase o prefeito Massao Watanabe encerrou seu discurso na audiência de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de São José do Rio Claro e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social – Setecs, para a implantação do programa de microcrédito em São José.

A audiência que aconteceu nesta quarta-feira (24) no plenário da Câmara Municipal, às 19h30, contou com a presença da assessora especial e coordenadora do Projeto Microcrédito, Idirene Queiroz Amaral, da secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Raquel Briante, do presidente do conselho municipal do Trabalho, Gilberto Vieira, o presidente da Câmara, vereador Iraceldo Luiz de Cézaro – Gauchinho da Wipiche, e a grande participação do público alvo do projeto que lotou o plenário.

O público alvo são trabalhadores de baixa renda, que sonham em montar o próprio negócio e garantir o sustento da família, utilizando-se especialmente das suas habilidades. Por meio do programa pode-se emprestar até R$ 1,5 mil, parcelado em 12 vezes, sem cobrança de juros e com até três meses de carência para iniciar o pagamento. Com esse recurso é possível financiar máquinas, equipamentos, matérias-primas, ferramentas, móveis/utensílios (novos e usados), mercadorias para revendas e bens de produção.

Uma das condições necessárias para ter acesso ao Microcrédito é a participação em cursos de empreendedorismo, ministrados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT). Em 2009 foram realizados 226 cursos com o objetivo de estimular e desenvolver características empreendedoras dos cidadãos que tomam o empréstimo e assegurar uma boa aplicação dos recursos emprestados.

A equipe da Setecs efetuou a capacitação dos coordenadores e agentes de crédito e do Conselho Municipal do Trabalho. Ter o Conselho Municipal do Trabalho criado e homologado é uma das primeiras exigências para que o município seja contemplado com o programa. São parceiros do Microcrédito a Prefeitura Municipal, a MT Fomento e o Sebrae-MT.

Em São José do Rio Claro o projeto esta lotado na Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, localizada na Rua Acre, 415, centro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141777/visualizar/