Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 08:46
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Os 132 quilômetros de estrada sem asfalto que desestimulam produtores de grãos e pecuaristas da região do Vale do Arinos, entre o distrito de Novo Paraná (Porto dos Gaúchos) e Itanhangá vão fazer parte do passado. Um acordo entre a Associação Pró Pavimentação da Estrada da Baiana e o Governo do Estado, fará a pavimentação desse trecho. O sinal positivo de formalização da parceria ocorreu nesta quarta-feira (24.02) na Assembleia Legislativa entre prefeitos, vereadores, empresários da região, secretário de estado da Infraestrutura e o vice governador Silval Barbosa (PMDB) que esteve presente a pedido do deputado José Riva (PP), presidente da Casa de leis, que foi interlocutor desse pleito.

“Eu topo fazer a obra. Vamos correr rápido contra o tempo e com os trâmites”, afiançou Barbosa a Riva, testemunhado por Dirceu Oliveira dos Santos, presidente da associação, e pelos prefeitos de Itanhangá, Juara, Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos.

Segundo o vice governador, a Estrada da Baiana é imprescindível na valorização da região. “Além de valorizar as propriedades vai levar autoestima àquela população”, disse. “O Vilceu já está autorizado a licitar. Agora basta discutir os parâmetros da modalidade”.

Diante da autorização governamental pelo início da obra de asfaltamento, o deputado Riva destacou a força do empresariado da região em beneficiar a infraestrutura local. “É formidável o interesse da classe produtora. Parcerias como esta exemplificam o quanto Mato Grosso cresce. Esse governo sempre sinaliza com boas respostas na realização dos sonhos de milhares de cidadãos e cidadãs”, disse.

Para Dirceu dos Santos, presidente da associação, já há um Termo de Intenção com os produtores que chega a ordem de R$ 9 milhões. “Vamos consultar mais propriedades para ampliar a nossa fatia. O governo nos deu mais ânimo. Agradecemos, inicialmente, aos produtores, prefeituras envolvidas e ao deputado Riva, que viabilizou essa parceria”, assinalou Santos sem estimar o valor total do investimento.

A prefeita de Porto dos Gaúchos, Carmem Lima Duarte (DEM), classificou a iniciativa das lideranças produtoras e políticas de um salto para o desenvolvimento. “Somos os mais interessados na obra. Abrimos mão do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) para contribuir na contrapartida. Será uma grande ação de progresso e agradecemos ao deputado Riva, o verdadeiro pai do Vale do Arinos”, enfatizou a prefeita.

Segundo o presidente do Consórcio do Vale do Arinos e prefeito de Juara, Alcir Paulino (PP), essa associação para pavimentar parte da rodovia passa às metas prioritárias. É uma importante obra que alimenta toda a região. Temos obras prioritárias e ela é uma delas. Estaremos juntos nessa empreitada”, assegurou.

O dirigente da Associação Pró Estrada da Baiana informou que o passo a seguir será no sentido de estabelecer o projeto da obra para estimar os recursos a serem aplicados. A modalidade de parceria, segundo ele, deve seguir a mesma aplicada pelo Consorcio da Rodovia do Vale.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141801/visualizar/