Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 24 de Fevereiro de 2010 às 15:19
Por: Flávia Porfirio

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC) juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) devem reativar a antiga escola da ‘Buritizal’, como era chamada popularmente, localizada no município de Barão de Melgaço. Nesta sexta-feira, 26, o Coordenador de Pesca, Aquicultura, Portos e Navegação do MEC, Edmar Almeida de Moraes e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Adriano Breunig, participarão de uma audiência com o presidente da Câmara dos Vereadores bem como, com o prefeito do município, Marcelo Ribeiro Alves, para definir a transferência do prédio ao IFMT.

Segundo o Coordenador do MEC, existe recurso parlamentar e do MEC para ser investido em reforma, aquisição de equipamentos, profissionais, entre outros. “Há uma verba que soma cerca de 7 milhões de reais. Este recurso nos permite reativarmos aquela unidade e proporcionar ensino técnico naquela região, na área de piscicultura, capitania naval, turismo,  pesquisa entre outros”, afirma.

Há informações de que a antiga escola agrotécnica ‘Buritizal’ se encontra desativada há mais de 14 anos, servindo de refúgio para marginais. Esta área irá se tornar uma extensão do Campus São Vicente. De acordo com Edmar, ao reativar a escola, serão feitos investimentos para ela ser considerada como um grande centro nacional de pesquisa da baixada cuiabana.

“Nós a transformaremos em um grande centro de pesquisa na área de recursos pesqueiros, curtume de couro de peixe, processamento de pescado, conservação, capitania naval e muito mais”, ressaltou Ana Paula Monschau, professora e bióloga especialista em piscicultura do Campus São Vicente.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, a região de Barão de Melgação tem potencial para se tornar um centro de pesquisa internacional de aqüicultura e pesca, e a parceria do município com o IFMT irá também permitir qualificar e capacitar os moradores da cidade e região para desenvolvimento de um trabalho que agregue mais valor as atividades econômicas locais. “Não basta só tirarmos os recursos dos rios, temos que estudar os impactos e orientar as famílias sobre procedimentos ambientais e proporcionar uma nova visão.”, destaco. 

Aprovação

No ano passado (2009) foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Barão de Melgaço, o Projeto de Lei do Executivo que doa o imóvel da prefeitura para a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciências e Técnologia (IFMT). O projeto de Lei do Executivo, sob o número 03/2009 trata da doação da Escola Municipal Cezário Siqueira Gonçalvez, conhecida popularmente como ‘Buritizal’, num total de área de 52,0192 hectares, para o Governo Federal no funcionamento do Campus.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141869/visualizar/