Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Fevereiro de 2010 às 10:18
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


Marcos Negrini/Setec-MT

Mais uma grande parceria entre o SEBRAE ( Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e a Prefeitura de Arenápolis proporcionará um curso básico de iniciação à Apicultura. Cadeia produtiva que tem sido inserida e proposta aos pequenos produtores bem como de toda a região, com  incentivo do Governo do Estado, por parte do MT Regional, os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento e as prefeituras. Trabalho esse que tem sido considerado um dos melhores dentro dos programas de desenvolvimento sustentáveis. O governador Blairo Maggi já afirmou que as iniciativas para o melhoramento da qualidade de vida com o trabalho no campo junto aos Consórcios cresceram e aprimoraram consideravelmente nos últimos anos, tornado o estado de Mato Grosso um dos que mais cresceram no segmento.

O crescimento da atividade apícola representou um crescimento de 47, 77%  entre os anos de 2004 e 2004, segundo o SEBRAE,  e foi responsável pela mudança drástica no cenário de exportação, com a alta demanda, a produção  sugeriu um aumento no mercado interno, tornando a comercialização praticamente á vista, dificultando o trabalho dos pequenos produtores. Fato que, impõe um grande trabalho entre os municípios, órgãos estaduais e federais. Como o MDA ( Ministério de Desenvolvimento Agrário) que tem acolhido de maneira significativa todos os projetos de desenvolvimento rural.
 
O curso será ministrado pelo coordenador de apicultura do MT Regional, José Catarino Mendes, entre os dias 03 e 05 de março de 2010, na Escola Alvino Rodrigues, tendo um conteúdo programático com biologia e historia das abelhas, materiais/técnicas apícolas, captura e manuseio dos enxames, manejo de rainha, enxameação, entre outros. O objetivo é capacitar os participantes na produção e manejo do mel e seus derivados.

De acordo com o técnico da EMPAER de Arenápolis, Carlos Medeiros essa é mais uma grande oportunidade que o município tem destinado aos pequenos e médios produtores rurais para aprimorarem os seus conhecimentos ou conhecer um novo mecanismo de renda.

“ Um dos grandes objetivos da gestão é oferecer oportunidade para todos aqueles que almejam uma melhor qualidade de vida, se profissionalizar, ser dono do seu próprio negócio, regularizar o seu empreendimento e outros”, finalizou o prefeito Farid Tenório Santos e que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai e que juntamente com o secretário executivo Arnaldo Luiz Pereira tem fomentado outras iniciativas de aprimoramento das cadeias produtivas para toda a região, como a fruticultura, piscicultura, suinocultura e outros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141913/visualizar/