Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 23 de Fevereiro de 2010 às 07:40
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


Entre 6 a 7 mil propriedades de Mato Grosso estão na lista de espera do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para receber o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e o georreferenciamento da área. O número representa em torno de 5% do total de 140 mil propriedades distribuídas em todo o Estado. A demora na regularização dessas áreas é um dos empecilhos que travam a liberação do crédito fornecido pelos bancos aos produtores mato-grossenses. Porém de acordo com o presidente do Incra, Rolf Hachbart, o impasse já tem data para acabar.

Segundo ele, a estimativa é que até o final deste ano sejam concluídos todas as regularizações pendentes em Mato Grosso. "Para isso, será realizado no Estado uma força tarefa afim de agilizar o processo de emissão do certificado da propriedade", destaca o presidente do Incra que esteve nesta segunda-feira (22) em Mato Grosso participando de um seminário sobre as alterações na regularização do CCIR. Na ocasião, o superintendente do Incra em Mato Grosso, William Sampaio, garantiu que o trabalho será iniciado ainda nesta semana.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, no processo em que caminhava a regularização das áreas, seriam necessário pelos menos 12 anos para que todo o trabalho fosse concluído. "Não há como um estado se desenvolver sem a regularização fundiária. Este é um problema que atinge produtores de todos os níveis em Mato Grosso". Além disso, Prado apontou que o montante de créditos retidos no Banco Brasil por falta de certificados já ultrapassa os R$ 2,2 bilhões, sendo R$ 235 milhões só para a agricultura familiar.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142066/visualizar/