Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 22 de Fevereiro de 2010 às 14:17
Por: Elisete Mengatti/Cleber Gellio

    Imprimir


A diretoria do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste de Cuiabá) ajusta os últimos detalhes da 12ª Expomarcos e 25ª Festa do Peão de Boiadeiro, que neste ano traz o tema ‘Resgate das Tradições Sertanejas’. O evento será realizado de 5 a 14 de junho no parque de exposições do município.

Iniciando a programação, no sábado (5) acontece a noite de abertura com o Encontro de Violeiros que reunirá duplas e cantores do gênero adeptos do ‘pagode’ ao mais fiel estilo Tião Carreiro, ou seja, a batida da viola que envolve o público nas canções que retratam a vida do homem do campo. De acordo com presidente do sindicato rural e coordenador do evento, Alessandro Casado, em 2009 aproximadamente 15 mil pessoas participaram do encontro que durou mais de seis horas ininterruptas. “Nossa região (Oeste) é formada por pessoas oriundas de estados que carregam a essência da atividade rural e com as mesmas preferências musicais citadas em várias canções como os mato-grossenses, paulistas, mineiros e goianos, entre outros, por isso agrada bastante”.

Já no domingo (6) ocorrerá o desfile oficial da festa pelas ruas da cidade, marcado pela cavalgada que reúne entre os animais também muitos bois adestrados, o que chama atenção da população local, além dos carros alegóricos confeccionados por comerciantes locais. No ano passado, 54 comitivas de toda a região marcaram presença. “Este ano esperamos cerca de 70 comitivas no evento, visto que de lá pra cá muitas pessoas já confirmaram a participação”, afirmou Casado.

A chegada do grupo, como acontece todos os anos, será no parque exposições, onde 400 quilos de arroz e mais de 3,5 mil quilos de carne são preparados para um grande almoço que se encerra com o concurso Queima do Alho, uma tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro que virou uma das principais atrações das festas do peão de boiadeiro em todo o Brasil. “O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita por cozinheiros que preparam a melhor refeição à moda dos tropeiros no menor espaço de tempo. É uma grande festa que envolve toda a população”, frisou.

Além das festividades tradicionais, a Expomarcos 2010 contará com uma extensa programação na qual estão incluídos seminários técnicos, shows musicais e muita diversão.  





Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142149/visualizar/