Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 20 de Fevereiro de 2010 às 18:05
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base de 2009. Podem concorrer todas as escolas públicas, estaduais, municipais ou conveniadas, que tenham mais de cem alunos matriculados na Educação Básica.

A escola vencedora da promoção concorre a um prêmio de 15 mil reais e o Diploma “Destaque Brasil.” A Escola Estadual “Doutor Luiz Pinto de Almeida”, de Santa Rita do Sapucaí (MG), foi a primeira colocada em 2009 (Ano Base 2008). A Escola Estadual “Dom Bosco”, de Lucas do Rio Verde, foi uma das seis finalistas da fase nacional da competição. O prêmio visa estimular a melhoria do desempenho da escola e do processo de ensino-aprendizagem, por meio da identificação e reconhecimento das escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. Também, contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seus processos de gestão.

Para participar, as escolas devem enviar, até o dia 14 de maio, um dossiê à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para que a candidatura destas possa ser registrada nos Comitês Regionais de Avaliação. Este dossiê deve evidenciar os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas e como é o processo de auto-avaliação escolar.

Além do prêmio à 1º colocada, cada escola selecionada pelos estados recebe dois mil reais; o diploma “Escola Referência em Gestão Escolar” e uma coletânea de vídeos educativos. Os dirigentes destas escolas recebem o diploma “Liderança em Gestão Escolar” e uma viagem de intercâmbio. No ano passado, 21 diretores foram aos Estados Unidos. As seis escolas finalistas recebem um prêmio de 3 mil e 500 reais.

A etapa estadual do Prêmio em Gestão Escolar teve 44 escolas inscritas (23 só da região de Rondonópolis). Para representar Mato Grosso na fase nacional, foram eleitas quatro finalistas. Além da escola vencedora, de Lucas do Rio Verde, também participaram desta etapa a EE “Dom José do Despraiado” (Cuiabá); EE “Maria Elza Ferreira Inácio” e EE “Maria Eunice Sousa dos Santos” (ambas de Rondonópolis) e a EE “Oscar Soares” (Juara). Estas escolas foram premiadas com computadores.

O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.

O regulamento da promoção pode ser consultado na página do Consed: www.consed.org.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142332/visualizar/