Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Fevereiro de 2010 às 20:13

    Imprimir


As ações da Telebrás dispararam nesta sexta-feira após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que vai recuperar a empresa.

As ações ordinárias (com direito a voto) e preferenciais (sem direito a voto) da companhia encerraram os negócios hoje com alta de mais de 14%, cotadas, respectivamente, a R$ 2,41 e R$ 2,48. A Bolsa de Valores de São Paulo, porém, fechou com leve baixa de 0,35%.
 
Questionado por jornalistas sobre a expressiva valorização das ações da Telebrás na bolsa nos últimos anos, Lula disse que "as ações de todas as empresas cresceram" durante seu governo.
 
- Ela [Telebrás] vai crescer, vai, porque nós vamos recuperar a Telebrás. Nós vamos utilizar ela para fazer banda larga neste país – disse Lula em visita a Três Lagoas (MS), sem dar mais detalhes.
 
O governo federal está trabalhando num Plano Nacional de Banda Larga, com objetivo de universalizar o acesso rápido à Internet no país. As ações da Telebrás têm subido na Bovespa diante da expectativa de que a empresa será o braço do governo nesta iniciativa.

No início de fevereiro, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, sinalizou, após reunião com Lula e representantes do setor de telecomunicações, que a Telebrás tinha "grandes chances" de ser a empresa pública no Plano Nacional de Banda Larga.
 
Nenhuma decisão foi tomada até o momento e a expectativa é de que isso aconteça em março.
 
Em documento encaminhado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no último dia 11, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que a inclusão da Telebrás no plano de banda larga "continua sendo objeto de estudos".

O sistema Telebrás foi privatizado, por meio de leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no dia 29 de julho de 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O sistema era formado por empresas regionais e estaduais de telecomunicações, como a Telesp, Telerj, Telebrasília e a operadora de longa distância Embratel.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142426/visualizar/