Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 19 de Fevereiro de 2010 às 16:57
Por: Elisete Mengatti/Cleber Gellio

    Imprimir


No período de 2 a 15 de março, a missão técnica do FVO (Food and Veterinary Office), órgão da Comunidade Europeia responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação sobre segurança alimentar, saúde animal, sanidade vegetal e bem-estar animal, estará no Brasil. O objetivo da missão é auditar os serviços veterinários oficiais dos estados exportadores àquele grupo, como Mato Grosso, que recebe os técnicos no próximo dia 2 de março e deverá durar uma semana.

“Os resultados desta visita são fundamentais para que o estado possa manter e ampliar suas exportações de carne bovina para a União Europeia”, disse o diretor-tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Eduardo Alves Ferreira.

Durante a missão, haverá visitas a fazendas, frigoríficos e escritórios do serviço de defesa sanitária oficial de cada estado. O objetivo é verificar se as exigências do sistema de rastreabilidade bovina vêm sendo cumpridas pelas indústrias e propriedades credenciadas.

Atualmente, 338 propriedades estão aptas a exportar para a UE. Os técnicos vão checar a situação das propriedades enquadradas no Sisbov, o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina. Por uma questão estratégica, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não divulga os nomes de municípios, propriedades e plantas frigoríficas a serem visitadas.

Além de Mato Grosso, os outros estados do Centro-Oeste – Mato Grosso do Sul e Goiás – também deverão ser incluídos na agenda dos europeus.





Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142446/visualizar/