Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 19 de Fevereiro de 2010 às 14:44
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, (Seder/MT), a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra/MT) e a Federação da Agricultura de Mato Grosso, (Famato), realizam na próxima segunda-feira,(22.02), no auditório da Famato, o Workshop: “Nivelando informações sobre Certificação de georreferenciamento e cadastro de imóveis rurais”, em conjunto sobre as alterações no procedimento para facilitar a regularização do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

No evento estarão presentes o presidente do Incra Rolf Hachbart , secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, superintendente do Incra/MT Willian Sampaio, presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, (Famato), e o presidente da Associação Brasileira de Georreferenciamento e Geomática (Abrageo), regional de Mato Grosso, Ramis Bucair para juntos definir e determinar a criação de uma força-tarefa necessária para dar mais agilidade nos processos com o aumento do efetivo de funcionários responsáveis pela emissão do certificado. O evento é dirigido aos profissionais da área e às lideranças do setor empresarial rural, e estão previstos palestras e debates, além da elaboração de propostas de ação conjunta para o setor.

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hachbart, assegurou na audiência em Brasília-DF, ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich e representantes do setor que ”Mato Grosso é prioridade, para esse trabalho e vamos disponibilizar técnicos que irão quantificar os processos que não foram analisados, e servirá de modelo para os outros Estados”, ao anunciar que o Incra fará divulgação, em nota explicativa sobre a Instrução Normativa número 24 que estabelecerá regras para a tomada de medida das propriedades e respalda a elaboração do CCIR, apontando as diferenças entre uma propriedade certificada e uma planta georeferenciada.

Para o secretário Neldo essas dificuldades já foram apresentadas ao presidente do Incra Rolf Hachbart que determinou ações prioritárias para Mato Grosso. O georreferenciamento é uma tecnologia que permite determinar a posição geográfica de propriedades rurais com resultados precisos. “No Estado há uma demanda de mais de sete mil processos administrativos, (números atualizados em fevereiro de 2010), na Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MT), esperando parecer técnico. do pedido de georreferenciamento de imóveis rurais e de habilitação de cadastro rural junto ao sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra, assuntos que preocupam o Governo do Estado, produtores rurais e associações afins”, concluiu Neldo.

Serviço:
Workshop “Nivelando informações sobre Certificação de georreferenciamento e cadastro de imóveis rurais”.
Data: 22 de fevereiro de 2010 – segunda-feira
Horário: 14h
Local: Auditório da Federação da Agricultura de Mato Grosso, (Famato), Rua B, esquina com a Rua 2 – Centro Político Administrativo - CPA






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142469/visualizar/