Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 18 de Fevereiro de 2010 às 09:03

    Imprimir


As taxas positivas de crescimento registradas nos últimos meses de 2009 não foram suficientes para que a economia brasileira encerrasse o ano passado no azul. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), a queda no ritmo da atividade econômica brasileira, em 2009, foi de 0,1%.

Sob a ótica da demanda agregada, esta queda de 0,1% da atividade econômica brasileira no ano passado foi determinada pelo recuo de 9,5% na formação bruta de capital fixo (investimentos) e de 10,4% das exportações de bens e serviços. Já o consumo das famílias e o consumo do governo registraram avanços de 3,9% e 3,2%, respectivamente, no ano passado. Completando os elementos da demanda agregada, as importações de bens e serviços recuaram 11,9% no ano de 2009.

Do ponto de vista da oferta agregada, as quedas de 6,1% na produção agropecuária e de 5,3% na indústria pesaram sobre a atividade econômica brasileira no ano passado. Por outro lado, a queda desta só não foi maior porque o setor de serviços encerrou o ano de 2009 com avanço de 2,7%, conforme apontou o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal).
 
Na comparação anual, isto é, em relação a dezembro de 2008, a atividade econômica cresceu 7,6%, a maior taxa desde julho de 2008. Tal expansão deveu-se à alta de 21,1% na formação bruta de capital fixo e de 9,2% no consumo das famílias isto porque, em função da crise financeira internacional, as bases de comparação destas duas categorias encontravam-se bastante fragilizadas. Já sob o prisma da oferta, a indústria, com crescimento anual de 14,4% foi o destaque de alta, neste critério de comparação, em dezembro de 2009.

Na série com ajuste sazonal o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) cresceu 1,3% em dezembro de 2009 contra o mês imediatamente anterior (novembro/09). O crescimento de 5,9% na formação bruta de capital fixo e de 7,1% das exportações de bens e serviços foram os principais responsáveis para o crescimento agregado. Com o resultado de 1,3% em dezembro/09, a média móvel trimestral das variações mensais anualizadas passou de 7,3% em novembro/09 para 9,9% em dezembro/09, confirmando a trajetória aceleração do crescimento econômico brasileiro ao final do ano de 2009.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal)
Na construção do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) são utilizadas técnicas estatísticas de desagregação temporal com indicadores (Chow-Lin, Fernandez, Litterman e Santos Silva-Cardoso). Cada sub-componente do PIB Trimestral, sem ajuste sazonal, oriundo do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE foi desagregado, por cada uma das técnicas supramencionadas, utilizando-se séries de alta freqüência (mensais) altamente correlacionadas com a série a ser desagregada. Considerou-se como estimativa final de cada série mensal associada a cada um dos sub-componentes do PIB Trimestral a média aritmética simples dos valores mensais obtidos por cada um das técnicas distintas de desagregação temporal.

As séries mensais finais dos sub-componentes foram utilizadas como indicadores para a obtenção das séries dos níveis hierárquicos imediatamente superiores, sempre considerando como estimativas finais, em cada etapa, as médias aritméticas dos valores obtidos pelas quatro técnicas de desagregação temporal. Tal procedimento foi conduzido até chegar-se à última desagregação temporal, ou seja, do PIB Trimestral Consolidado sendo que, para tanto, consideramos como indicadores mensais, as séries desagregadas dos componentes da oferta agregada.

Para a obtenção das estimativas mensais das séries do PIB Trimestral com ajuste sazonal, cada componente mensal desagregado nos procedimentos anteriores (sem ajuste sazonal) foram ajustados sazonalmente utilizando-se TRAMO/SEATS constituindo-se, assim, os indicadores mensais a serem utilizados nas técnicas de desagregação temporal das séries, com ajuste sazonal, do PIB Trimestral.

Para maiores detalhes sobre a metodologia acesse o link www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/index.htm






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142643/visualizar/