Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 13 de Fevereiro de 2010 às 14:10
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Sinop recebe maquinários e já inicia trabalhos
Sinop recebe maquinários e já inicia trabalhos

A constatação ocorreu no município de Sinop. As máquinas e caminhões entregues pelo Governo do Estado (cedidos em comodato) no dia 1º de fevereiro começam a funcionar e já provocam alterações positivas na vida das pessoas. Na cidade localizada a 500 km ao Norte de Cuiabá, a limpeza das galerias fluviais são realizadas desde o dia o dia 10 (quarta-feira), e isto já melhorou o aspecto visual da cidade e contribui para a saúde das pessoas.

Seo João Ronquim mora em frente à galeria que começou a ser limpa após a chegada das máquinas. Ele conta que acabou um pesadelo, pois com as valas entupidas de lixo, a água ficava parada, e proliferava tanto o mosquito da dengue (doença que tem provocado a morte de muitas pessoas) como também o mau cheiro e até doenças respiratórias.

“Com a sujeira que já tinha, ainda vinham outros e jogavam mais lixo. Esse lixo parado me preocupava. Está sendo muito importante essa limpeza”, comentou o morador, que tem uma gráfica instalada ao lado da casa, portanto foi beneficiado duplamente por ser onde mora e trabalha.

José Luiz Manzano, é servidor público, e trabalha num depósito em frente ao local em que os caminhões e a retroescavadeira estão trabalhando essa semana. Conhece bem a realidade, ele conta que o mato crescia, o lixo ia ficando entulhado, não conseguia escoar a água das chuvas. “Essas máquinas contribuíram muito com a população. A Prefeitura até tentava limpar, mas o equipamento que tinha era pequeno e não dava conta”, disse.

O ‘Programa MT 100% Equipado’ tem mostrado alcance social. Todas as 141 Prefeituras de Mato Grosso receberam caminhões e máquinas para trabalhar na recuperação das estradas, mas também para serem utilizadas na drenagem e limpeza, como já ocorre em Sinop. Portanto é um programa que investe na infraestrutura, saúde, educação e segurança. Um Estado com a dimensão de Mato Grosso tem variados problemas a serem solucionados, e é possível verificar a satisfação das pessoas com a chegada dos maquinários, pois os mesmos podem ajudar na qualidade de vida dos moradores de cada um das 141 cidades.

O encarregado do serviço de limpeza, Miro Sechi, servidor da Secretária da Cidade de Sinop, trabalhava empolgado com as novas máquinas, segundo ele, o resultado é muito superior ao que conseguiam fazer com os equipamentos que tinham. “Tínhamos uma retro (escavadeira), mas muito pequena, fazia e não ficava muito limpo, logo tinha que fazer de novo e o resultado ainda não era o que a gente precisava”, disse o encarregado, que em três dias de trabalho com os maquinários estava satisfeito.

O vice-governador, Silval Barbosa, já percorreu dezenas de municípios da região Médio-Norte e Oeste e neste sábado (13) dará início ás entregas na região Norte e Extremo Norte.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142870/visualizar/