Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 12 de Fevereiro de 2010 às 20:05

    Imprimir


Diretores e filiados da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) viajam no dia 28 de fevereiro em missão comercial para Indonésia, Taiwan, China, Correia do Sul, Japão e Tailândia. Nesses países asiáticos, que são os principais importadores do algodão mato-grossense, a delegação de cotonicultores dará sequência ao projeto de marketing desenvolvido pela Ampa.

“Vamos mostrar o andamento da safra em curso, falar sobre a qualidade da última safra colhida e transmitir aos nossos clientes mundo a fora que estamos produzindo e aprimorando a qualidade da matéria-prima”, frisou o presidente da Ampa, Gilson Ferrúcio Pinesso.

Antes dos países da Ásia, os produtores desembarcarão em Cartum, Capital do Sudão. Naquela Nação africana, que faz limite, entre vários outros países, com o Egito e, por meio do Mar Vermelho, com a Arábia Saudita, a delegação retribuirá visita no ano passado de representantes do governo sudanês. Nesse encontro com os africanos, em Cuiabá, diretores da Ampa discutiram assuntos de interesse do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), como a transferência de tecnologia de plantio em escala empresarial.

Durante a reunião em Mato Grosso, a Ampa também considerou a possibilidade de fornecer ao Sudão novas variedades e sementes de algodão das quais o IMAmt é detentor. “Aproveitaremos essa ida a Cartum para conhecer o potencial produtivo do Sudão, inclusive a disponibilidade de terras para a parceria no cultivo de algodão, soja e milho”, informou Gilson Pinesso.  
 

Cartum, que foi fundada pelos egípcios em 1821, tem cerca de 2.207.500 habitantes e é a segunda maior cidade do Sudão, atrás somente de Omdurman. A Capital é um centro administrativo, econômico e comercial, e dentre as indústrias que se destacam estão as de tecidos, alimentação e manufaturas de vidros.

A cidade abriga um porto fluvial na confluência do rio Nilo Azul com o Nilo Branco, na zona leste-central do país. Em Cartum, ainda há, além de um aeroporto internacional, linhas de trem para o Porto Sudão e também para o Egito.

Produção

A produção de algodão em Mato Grosso tem colocado o Estado em destaque em nível nacional pela quantidade da matéria-prima produzida e qualidade da fibra, que tem reconhecimento internacional. Na safra 2008/2009, os cotonicultores mato-grossenses plantaram 387,4 mil hectares e colheram 614,2 mil toneladas de pluma.

Das 504.916 toneladas de algodão exportadas pelo Brasil no ano passado, Mato Grosso participou com 297.918 mil toneladas. Essa quantidade de pluma comercializada por Mato Grosso, principalmente para o mercado asiático, corresponde a 59,00% da produção nacional. “Isso revela claramente que o Estado, além de ser o maior produtor brasileiro de algodão, é um exportador em potencial”, destacou Gilson Pinesso, dizendo que a viagem à África e à Ásia é para consolidar as negociações com o mercado mundial.

Na opinião dele, apesar da crise que o setor enfrentou na safra passada, é possível abrir mais mercados para colocar a produção de algodão de Mato Grosso que goza de prestígio pela qualidade apresentada dentro e fora do Brasil. 

Delegação

Além do presidente e do vice-presidente da Ampa, Gilson Ferrúcio Pinesso e Carlos Ernesto Augustin, respectivamente, participam da comitiva os cotonicultores Sérgio de Marco e José Pupin, conselheiros consultivos da entidade; Arilton Riedi, presidente do Núcleo Regional Norte da Ampa; Otaviano Pivetta, produtor e deputado estadual, e o consultor de mercado Andrew Macdonald.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142887/visualizar/