Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 18:42

    Imprimir


A volta às aulas, entre as muitas preocupações que traz aos pais, é momento de pensar também no lanche das crianças. E não se pode descuidar. É preciso que o cardápio priorize os alimentos saudáveis. Além disso, as condições de transporte e acondicionamento do lanche escolar são importantes atentar para que a sua qualidade na hora do consumo no recreio não esteja comprometida.

Visando orientar os pais a prepararem um lanche escolar saboroso, nutritivo e saudável para seus filhos, o Big Lar convocou uma de suas nutricionistas para dar algumas dicas. Claiza Terra lembra que é na infância que se criam os hábitos alimentares, “e por isso deve-se incentivar uma alimentação saudável, introduzindo frutas e verduras no cardápio, bem como cereais integrais e alimentos com baixo teor de gordura”.

E faz um alerta: “O tipo de lanche depende das condições de armazenamento que a escola oferece, se tem ou não geladeira”. Se a escola tiver geladeira disponível para os alunos, prefira os achocolatado e suco caseiro; os sanduíches naturais com pão integral e recheios de queijo branco, requeijão, creme de iogurte natural com ricota e aveia; leite fermentado e iogurtes; biscoitos integrais; bolos caseiros – preferir sem cremes; frutas e gelatina.

Se a escola não tiver geladeira disponível para acondicionar o lanche dos alunos, prefira achocolatado e suco industrializado (caixinha – pasteurizado); pão integral com geléia de fruta, torrada integral; vitaminas de caixinha; biscoitos integrais; bolos caseiros sem recheios e cremes; e frutas.

Os lanches, lembra Claíza, devem ser transportados em lancheiras verdadeiramente térmicas. “Assim ele estará protegido, não correndo o risco de deteriorar, e gostoso na hora do consumo”, acrescenta.

A nutricionista observa que muitas escolas ainda mantém cantinas que vendem frituras, refrigerantes e outros produtos não recomendáveis para uma alimentação saudável para crianças. Nesses casos, Claíza recomenda que não faz mal liberar os filhos uma vez por semana ou a cada 15 dias a ingestão desses alimentos. “Mas oriente para que comprem os salgados assados por serem menos gordurosos. Vale também conhecer a cantina da escola para saber se a mesma possui boas condições higiênico-sanitarias”.

Dicas de cardápios:

1 caixinha de achocolatado ou 200ml

1 fatia de pão integral com geléia

1 fruta

1 caixinha de suco concentrado ou 200ml de suco caseiro

3 unidade de biscoito integral (ex: cookies ou tipo cream cracker)

1 fruta

1 unidade de leite fermentado ou iogurte

1 fatia de bolo*

1 fruta

1 caixinha de vitamina

2 unidade de torrada com requeijão

1 potinho de gelatina

1 caixinha de suco concentrado ou 200ml de suco caseiro

sanduíche integral leve com rúcula, tomate e creme de iogurte com aveia e ricota (utilizar uma fatia de pão – partir ao meio e colocar o recheio entre as fatias)

1fruta

*Dicas de bolo: bolo de granola light, bolo de aveia banana e canela, bolo de mel com bananas, bolo de beterraba, bolo de cenoura etc.

Sucos

Laranja - Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.

Maçã - Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.

Abacaxi - Indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.

Mamão - Estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.

Manga - Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue. Rica em fibras.

Morango - Indicado em casos de diarréia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Maracujá - Tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.

Acerola - Combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.

Açaí - Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.

Melão e melancia - Têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins.

Consuma sem açúcar ou com pequenas quantidades.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143226/visualizar/