Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 16:14
Por: Flávia Ribeiro

    Imprimir


O secretário Estadual de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Arnaldo Alves de Souza Neto fez na manhã dessa terça-feira (09), no Hotel fazenda Mato Grosso, a abertura dos trabalhos sobre o Planejamento Estratégico (PE) da Seplan 2010.

Durante sua fala, Arnaldo salientou que é importante que cada servidor pense na sua missão e também na instituição como um todo. “É importante entendermos esse processo e entender como a Seplan se coloca no Estado, seu papel, valores, missão e visão de futuro”, disse.

Segundo Arnaldo, o produto final é como a Seplan vai atuar, traçar novas metas e integrar as ações , “produzindo resultados que possam contribuir para o fortalecimento do Estado”, disse o secretário.

Até quinta-feira(12), cerca de 150 servidores da Seplan, estarão reunidos para fazer a revisão do PE, elaborado no ano de 2003 e que tinha a visão de futuro projetada para 2011. O objetivo é que a partir dessa revisão o PE seja prolongando para o ano de 2020. “O PE de 2003 foi parcialmente implementado. “Esse é o momento de trabalho e de definir nossa identidade organizacional”, finalizou Arnaldo.

Todas as superintendências estão envolvidas e o objetivo é discutir a identidade organizacional da Seplan e contextualizar , por meio de grupo de trabalho (GTs), os principais produtos e processos desenvolvidos pelas superintendências, além de levantar os nós críticos que deverão nortear as discussões durante a elaboração do PE 2010.

A revisão do PE da Seplan já passou por três etapas: na primeira, no mês de janeiro, o GT se reuniu para definir a metodologia a ser adotada durante a elaboração do PE. Na segunda etapa, todas as superintendências apresentaram ao GT, seus produtos, estrutura organizacional e seus nós críticos. “E hoje estamos aqui, reunidos para validar esses novos conceitos visando um fortalecimento das nossas estratégias e ações”, ponderou a secretária Adjunta de Planejamento e Coordenação Geral, Regiane Bercheli, sobre a etapa atual do processo do PE.

A secretária explicou que a revisão do PE 2010, partiu do que foi estabelecido pelo PE de 2003, destacando os resultados alcançados e, assim, fornecer subsídios que orientarão os trabalhos de revisão em processo. “Numa observação geral, é importante destacar que a iniciativa do PE em 2003 se constituiu um importante elemento de motivação aos servidores, levando aos desafios que redundaram nos avanços hoje apresentados. Isso demonstra a importância do novo momento do PE, pois deverá fomentar novas motivações, e consequentemente novos desafios”, argumentou a secretária.

Regiane ressaltou exemplos da necessidade dessa revisão. Ela citou a política regional como um ponto forte da Seplan, onde as ações e programas são executados com êxito. Regiane disse que algumas ações ainda precisam ser implantadas, “como aumentar nossa capacidade de formular pesquisas e estudos acerca das políticas públicas do Estado”, garantiu Regiane.

A convite do Grupo Trabalho, a gestora Governamental da Seplan, Susan Dignart , licenciada para conclusão de doutorado, fez uma apresentação sobre a metodologia a ser adotada durante a elaboração do PE.

De acordo com Susan, não adianta fazer um PE sem que todas as esferas da instituição participem, “o planejamento estratégico não pode vir de cima para baixo”, completou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143242/visualizar/