Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 15:13

    Imprimir


Os próximos três meses ainda serão de muita chuva para o Mato Grosso, que deve ter precipitações acima da média em suas porções sul e oeste. A previsão é do Boletim Climático da Amazônia, elaborado pelos meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

A alta umidade é normal para o período e só deve diminuir em abril, quando se inicia a transição para a seca. Até lá, muitas nuvens deixam a temperatura estável, dificilmente ultrapassando os 32ºC. O diferencial desta estação está sendo a presença do El Niño. “O fenômeno ainda aquece as águas do Pacífico em até 1,5°C acima da média, o que é significativo e favorece a formação de umidade sobre a região sul da Amazônia. Mas a tendência agora é seu enfraquecimento”, explica Luiz Alves, meteorologista do Sipam.

Desde dezembro chove em todo o estado, principalmente no sul mato-grossense. Já em janeiro, o oeste e extremo norte foram os mais afetados pelas águas, ao contrário do alto Araguaia, leste e nordeste do Mato Grosso, onde o índice de chuva ficou abaixo da média.

O fluxo de umidade da Amazônia também chegou ao sudeste do Brasil, fortalecendo ainda mais as chuvas de verão e causando transtornos em São Paulo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143250/visualizar/