Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 02:48
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


Desempenho da soja vai ser menor
Desempenho da soja vai ser menor

A produtividade da soja na safra 2009/2010 será menor que no ano anterior. A informação é do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira. Segundo ele, o cenário mostra que a quantidade produzida no campo deve ficar abaixo das 50 sacas por hectare. Na safra passada, o desempenho foi de 51,5 sacas por hectare plantado com o grão. Ele explica que esse resultado é motivado pelo excesso de chuva, que auxiliou a proliferação da ferrugem asiática nas lavouras do Estado.

Enquanto não há dados exatos sobre a queda na produtividade, a colheita de soja segue acelerada, acima do que foi registrado no ciclo anterior. Conforme o último levantamento Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até quinta-feira passada (4), 17,4% da área de soja já havia sido colhida, totalizando mais de 1 milhão de hectares, enquanto que na temporada passado chegava a 9,78%, neste mesmo período. Os trabalhos evoluíram 7,4 pontos percentuais em relação ao que foi levantado no fim de janeiro.

O boletim do Imea ainda aponta que, desde o início do ano o preço da soja caiu mais de 20%, na média estadual. Em Campo Novo, por exemplo, o melhor preço indicado na semana foi de R$ 26,70 por saca, com queda de 22% em relação a janeiro. Já em Sorriso, a melhor indicação de preço foi de R$ 25,90/sc, o que é 32% menor que foi registrado há um ano.

Exportação - O embarque de soja produzida em Mato Grosso chegou a 10,6 milhões de toneladas em 2009. Desse total, a China comprou 52% do volume, ou seja, 5,4 milhões de toneladas. Diante desse total embarcado, os chineses superaram em 43% sua participação na compra de soja mato-grossense em relação a 2008, quando compraram 3,1 milhões de toneladas. Com isso, a fatia dos chineses passou de 36% para os atuais 52%. Empatados como segundo maior comprador vieram a Holanda e a Espanha, com representatividade de 9%, ambas. Os demais países que adquiriram o grão mato-grossense representaram 31%.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143323/visualizar/