Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Fevereiro de 2010 às 20:48

    Imprimir


Um universo até pouco tempo considerado masculino, o jogo de sinuca já tem um público feminino afiado. Nos campeonatos oficiais, eles, os homens, ainda representam a maioria, mas nos bares e salões especializados, onde os jogadores aparecem mais para se divertir do que para competir, elas já correspondem a até 30% da clientela. E a tendência é que esse percentual aumente, considerando que o setor investe em conforto e bom atendimento visando também o público feminino altamente exigente.

Em Cuiabá, os empresários Clenon Borges, Joel Sagardia e Nivaldo Moura arquitetaram um local com atmosfera descontraída, ambientes aberto e climatizado, e excelente estrutura para quem aprecia um bom jogo de sinuca, o Snooker Bar Costela e Taco.

A sinuca, o abrasileiramento do snooker inglês (jogo que surgiu em 1875 na Grã-Bretanha), sempre esteve relacionada com homens bebendo cerveja em bares esfumaçados e jogando conversa fora enquanto tentam encaçapar a bola da vez. Foi-se o tempo em que apenas os homens dominavam as mesas de sinuca. Basta entrar nos salões para ver que as mulheres dominaram o jogo. “É muito bom. A gente relaxa e deixa o stress de lado”, opina a administradora de empresas, Luziana Marques.

"Tem garota que joga melhor que muito marmanjo", diz o empresário Joel, acrescentando que “hoje, a sinuca já deixou de ser apenas uma brincadeira de homens que gostam de frequentar bares. Pra se ter uma idéia, em São Paulo, é possível encontrar uma mesa profissional em endereços improváveis, como a Livraria Cultura da Villa Daslu, na Vila Olímpia, zona sul”.

Para a historiadora Marciane de Souza, no Brasil as mulheres iniciaram as tacadas timidamente, acompanhando namorados, amigos e parentes aos clubes e salões de sinuca, época em que alguns freqüentadores habituais ainda as encaravam como “invasoras do espaço masculino”. “Dirigentes do esporte acompanhavam as iniciativas com simpatia, pois percebiam que era indicativo de bom prenúncio para o esporte. As federações de alguns estados tomaram a dianteira, criando departamentos femininos e realizando torneios e campeonatos para a nova categoria”, lembra.

Em 1999 a Confederação Brasileira integrou a categoria feminina nos campeonatos brasileiros. Essas iniciativas deram estímulo para significativa ampliação no número de participantes, com diversas praticantes se destacando.

Exemplo disso, é Sílvia Taoli, paulistana de 42 anos, que descobriu os encantos da sinuca graças a seu pai, fã incondicional do jogo. Abandonando uma carreira de engenheira química, ela se tornou campeã brasileira e tetracampeã paulista da modalidade e hoje não só arbitra para a Confederação Brasileira de Sinuca, como também leciona o esporte, especialmente para mulheres e empresários.

Segundo ela, além de aliviar o stress, ao praticar esse esporte perde-se peso, melhora-se a postura e ainda se desenvolve um senso estratégico, já que cada jogada pode (e deve) ser calculada. Em uma partida de sinuca pode-se queimar até 300 calorias por hora e a movimentação em volta da mesa equivale a uma caminhada de 1,5 km, segundo laudos médicos e até estudos executados pelo exército. Além disso, a prática condiciona a pessoa no alongamento dos músculos e também em postura, uma vez que o bom jogador aprende a praticamente encostar seu queixo no taco. "Existe também uma melhora comprovada de déficit de atenção, concentração e destreza", afirma a especialista.

Estrutura

Instalado na Av. Miguel Sutil, o Snooker Bar Costela e Taco possui 450 m² e capacidade para atender cerca de 250 pessoas. Conta com sete mesas de sinuca, bem espaçadas, lounge com TV 42´, na área fechada e climatizada, para transmissão de clipes, shows e partidas badaladas de futebol. A casa vai funcionar de terça a domingo, a partir das 17h até o último cliente. “A proposta é de um local agradável e descontraído, para o público de todas as idades. O lounge, por exemplo, é um ótimo espaço para as mulheres que apreciam um divertido bate-papo, regado a frisante”, finaliza Clenon.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143347/visualizar/