Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 08 de Fevereiro de 2010 às 08:34
Por: Ângela Jordão

    Imprimir


O procurador da República Pedro Taques deverá se filiar ao PPS e ser um dos candidatos ao Senado na chapa encabeçada pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). Taques teve neste final de semana uma reunião com os líderes do PPS no Estado. A filiação de Taques está sendo articulada pelos tucanos, que têm certeza do apoio do parido à candidatura de Santos.

Inicialmente, Taques pretendia entrar no PDT, mas depois de conversar com membros das diferentes correntes do partido sentiu que a legenda não daria o suporte necessário à sua candidatura. Além de perceber que as lideranças do PDT não se entendem internamente, Taques concluiu que, no PDT, ele não teria muita chance de vitória.

O PDT ainda vive uma situação de incertezas em Mato Grosso. O partido está integrando o projeto “Mato Grosso Muito Mais”, que pretende lançar o empresário Mauro Mendes (PSB) ao governo. Mas, em nível nacional, o partido anunciou que apoia a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República, o que pode levar o partido a ter que formar aliança com o PMDB, em Mato Grosso, e dar suporte à candidatura do vice-governador Silval Barbosa.

“O Pedro percebeu que o projeto do PDT em apoiar a candidatura de Mauro Mendes (PSB) é uma aventura sem rumo. E mesmo que o PDT apoie a candidatura de Silval os dois candidatos ao Senado da coligação já estão definidos. Não há espaço para ele”, conta uma liderança tucana. Silval terá como candidatos ao Senado o governador Blairo Maggi (PR) e o candidato do PT – a senadora Serys Slhessarenko ou o deputado federal Carlos Abicalil.

Após avaliar a situação do PDT, Taques passou a conversar com membros de outras siglas, inclusive o PSDB. Inicialmente, membros da cúpula tucana tinham grande resistência ao nome de Taques, especialmente a deputada federal Thelma de Oliveira e o ex-senador Antero Paes de Barros.

Mas, após intensas conversações com outros líderes do PSDB, as resistências de Antero e Thelma foram vencidas. Agora, os próprios Antero e Thelma trabalham o nome de Taques. O procurador tem, inclusive, mantido reuniões com o ex-senador Antero. Após a aceitação ao nome de Taques, O PSDB avaliou que procurador não poderia ser candidato pela sigla, pois o partido já trabalha o nome de Antero ao Senado. Assim, os tucanos foram buscar uma sigla que pudesse compor com o PSDB e estar junto na chapa majoritária.

O nome de Taques foi levado ao presidente nacional do PPS, Roberto Freire, em janeiro, quando Wilson Santos, Thelma de Oliveira e Antero Paes de Barros estiveram em Brasília conversando com ele. A possível filiação foi recebida com entusiasmo por Roberto Freire. “Aguardamos o anúncio de filiação de Pedro Taques para breve”, disse Roberto Freire para o Diário, por telefone.

Embora o presidente do diretório regional do partido, deputado Percival Muniz, esteja trabalhando para viabilizar a candidatura de Mauro Mendes, os tucanos confiam que a posição de Muniz irá mudar, já que tanto a direção nacional do PPS como membros da executiva estadual do partido defende o apoio a Wilson Santos.

“O Taques é um excelente nome ao Senado. Alguém que toda a sociedade aprova. Se vier para o PPS, será um grande nome ao Senado”, declara o presidente do diretório municipal do PDT de Cuiabá, vereador Ivan Evangelista. O vereador defende a aliança com o PSDB. Segundo ele, a executiva do PPS não aprovará o projeto “Mato Grosso Muito Mais”, lançado por Percival Muniz.

Com a filiação de Pedro Taques ao PPS, os tucanos trabalham para que a chapa seja encabeçada pelo prefeito e com uma indicação do DEM para o cargo de vice. Os candidatos ao Senado seriam Pedro Taques e o ex-senador Antero Paes de Barros.

Paes de Barros, no momento, descarta uma disputa ao Senado. Ele planeja concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, embora o partido insista com ele para compor a chapa majoritária.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143427/visualizar/