Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 06 de Fevereiro de 2010 às 14:41
Por: Emili Archer

    Imprimir


Matusalem Teixeira

A geração de emprego e renda para pequenos produtores rurais que é preocupação constante do prefeito José Carlos do Pátio, foi novamente discutida nesta sexta-feira (5). Desta vez, a reunião contou com a presença do secretário-adjunto de Agricultura Familiar do Estado, Jilson Francisco da Silva. O objetivo é analisar a possibilidade da criação de quatro novos assentamentos rurais por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Outro projeto do Governo Federal avaliado é o de Combate à Pobreza Rural.

O representante da Secretaria, Genilton Pereira, explica que a meta do Prefeito é disponibilizar a área para a comunidade ainda no primeiro semestre deste ano. “Pátio quer melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores e promover a agricultura familiar. Agora o momento é encontrar terra produtiva e que tenha a documentação completa”, fala.

Jilson da Silva destaca a intenção do prefeito José Carlos do Pátio como uma possibilidade de encarar os desafios que a equipe vai encontrar para a instalação do Programa em Rondonópolis.  “Os profissionais vão desenvolver uma pesquisa detalhada para procurar a área e dois critérios devem ser analisados. Primeiro a documentação completa do terreno e segundo a avaliação minuciosa de quem será beneficiado”, ressalta.

O gerente-geral da Agência central do Banco do Brasil, José de Arimatea Ribeiro, reforça a parceria da empresa no processo de instalação dos assentamentos. “O Banco do Brasil tem recursos disponíveis suficientes para auxiliar na promoção da qualidade de vida da comunidade rural”, disse.

Participaram do evento o Secretário de Meio Ambiente do município- Semma, Lindomar Alves; o gerente do Departamento de Políticas Habitacionais do Município, Odair José Mendes de Araújo; representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer; do Movimento dos Trabalhadores Rurais Assentados e Acampados de Mato Grosso – MTA; da Universidade Federal do Mato Grosso; da Associação Municipal dos Engenheiros Agrônomos; do Sindicato Rural; e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural - Seder.

VISITA AO PREFEITO

À tarde, o secretário-adjunto Jilson Francisco da Silva foi recebido pelo prefeito José Carlos do Pátio no gabinete principal do Palácio da Cidadania. No encontro ficou decidido que o Estado vai capacitar dois técnicos do município para que desenvolvam o projeto modelo de pesquisa de terras. “Precisamos do apoio do Poder Público. Desta forma vamos agilizar o serviço. Acredito que com o projeto concluído, o desejo do prefeito vai ser atendido”, conclui o secretário-adjunto.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143479/visualizar/