Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 05 de Fevereiro de 2010 às 20:15
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


O Palácio do Planalto deverá mediar a crise interna no Partido dos Trabalhadores (PT) de Mato Grosso gerada pela decisão do deputado federal Carlos Abicalil em disputar a eleição para senador no pleito de outubro, comunicada oficialmente na manhã de ontem à senadora Serys Slhessarenko, que decidiu radicalizar e inclusive ameaçou deixar a política caso seja impedida de disputar a reeleição.

Segundo apurou o Olhar Direto, os grupos liderados por Serys e Abicalil estão, literalmente, "em pé de guerra". Ou seja: o PT vive hoje uma situação delicada por conta de um racha interno causado pela disputa de seus dois principais líderes na atual conjuntura. Ambos também participam da organização da agenda da visita da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, a Cuiabá, que foi transferida do dia 8 para o dia 23 de fevereiro.

Temendo ser "abafada" por Abicalil, que toma posse neste sábado como presidente do diretório estadual do partido, Serys manifestou a assessores próximos e ao próprio deputado petista sua intenção de levar a disputa entre ela e Carlos Abicalil para a Executiva Nacional tomar uma posição.

A senadora garante que é pré-candidata a uma vaga no Senado. Em entrevista concedida ao Olhar Direto logo após o encontro com o deputado Abicali, a senadora disse que se não concorrer ao Senado, não concerrerá a nenhuma outra vaga.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem do Olhar, a senadora disse que conta com o apoio já manifestado pessoalmente pelo presidente Lula. Serys teria dito que usará a mesma atitude que Lula já teria adotado em outras pré-candidaturas. "Vou ser capoeirista", teria dito Serys, em alusão à perspicácia e malícia que terá que adotar para o enfrentamento interno dentro do PT estadual. De acordo com interlocutores ouvidos pela reportagem, Abicalil teria proposto a Serys que disputasse uma vaga na Câmara Federal.

Abicalil é integrante da corrente Campo Majoritário, liderada pelo ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, que tem por objetivo formar o maior número de senadores e deputados federais para atuarem como base de apoio a um possível mandato de Dilma na presidência da República.

De acordo com a assessoria do deputado, Abicalil participou nesta sexta-feira de programa de rádio, onde tratou de sua candidatura, e à tarde recebeu lideranças políticas. A posse do presidente regional do PT e dos 45 membros da diretoria acontece às 9h no Mato Grosso Palace.

A senadora informou que não poderá participar da posse de Abicalil devido a compromissos anteriormente marcados com um grupo holandês no município de São José dos Quatro Marcos.

com Vinícius Tavares






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143505/visualizar/