Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 05 de Fevereiro de 2010 às 18:49

    Imprimir


A Amaggi, empresa líder do Grupo André Maggi, apareceu como a 14ª maior  empresas exportadoras de 2009, de acordo com um relatório divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento. A Amaggi subiu 19 posições no ranking em relação ao mesmo período em 2008. Com US$ 1.404.931.381 negociados entre a venda de óleo, soja em grão, farelo e milho, a Amaggi respondeu por 0,92% do volume total exportado pelo Brasil. O resultado obtido pela empresa do Grupo André Maggi em 2009 representou um crescimento de 41,97% em suas exportações em relação ao ano anterior.

Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento o país fechou as exportações no ano passado com US$ 152.994.742.805. No primeiro lugar da lista divulgada pelo Ministério está a Petrobrás, com 8,04% das exportações, seguida pela Vale S.A., com 7,08% de participação.

Para o presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo, o bom desempenho do Grupo em 2009 demonstra a preocupação em manter-se como uma empresa nacional de referência no agronegócio, mas também em avançar na conquista de novos mercados internacionais.

“O planejamento estratégico, principalmente em cenários de crise, é fundamental para não só para superar dificuldades, mas também para encontrar oportunidades de crescimento”, avalia Pedro Jacyr.

A aquisição de 51% das ações da empresa norueguesa Denofa S.A., que tem no esmagamento de soja como sua principal atividade, é um dos exemplos dos resultados obtidos pelo Grupo no ano passado. A compra foi precedida pela instalação do escritório da Amaggi Europe, em Roterdã, na Holanda, em 2008.

Outra movimentação que mereceu destaque foi a celebração de uma joint venture entre a Louis Dreyfus Commodities e a Amaggi para atuar no mercado de grãos na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, com o propósito de originar soja e milho, financiar produtores, trocar fertilizantes, sementes e insumos agrícolas (barter) e realizar vendas nos mercados doméstico e internacional.

Veja o ranking das 250 maiores exportadoras






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143518/visualizar/