Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 05 de Fevereiro de 2010 às 12:20
Por: Eliana Bess

    Imprimir


O que era um sonho de família agora é realidade para pioneiros do Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande. Para isso, alguns ingredientes como capacitação, persistência, apoio da sogra e financiamento foram necessários para que a empresária Lecir Aparecida da Silva, despontasse como uma empreendedora de sucesso na localidade. Com algumas economias ela e o marido investiram na construção de um espaço próprio para montar a peixaria e encontrou na MT Fomento os recursos necessários para o material de acabamento da obra. A inauguração deve acontecer em 90 dias.

“Estávamos cientes de que chegaria um momento em que teríamos que buscar uma alternativa financeira. Só não queríamos dispor do apartamento onde moramos para atingir o objetivo. Quando a MT Fomento liberou a linha de financiamento pra Rota do Peixe, para nós caiu como uma luva”, frisou Lecir.

Nem oferecendo o apartamento como garantia a empresária conseguiu a liberação de dinheiro junto a outros bancos porque não tem escritura do terreno, problema que afeta também os demais moradores do Distrito de Bonsucesso. Com um pouco de ousadia, Lecir conseguiu recursos pela Agência de Fomento e já prevê a mudança em breve. A nova estrutura vai proporcionar um ambiente amplo e aconchegante aos turistas e mato-grossenses que gostam de saborear um prato tradicional. A obra contemplará dependências diversas para: câmara fria, depósito de alimentos, estoque de bebidas, preparo de peixes, higienização do ambiente e amplo espaço para acomodar os visitantes. Além de estacionamento para 40 veículos e vasta área arborizada.

“Agradeço muito ao apoio de minha sogra. Era um sonho do meu sogro tocar o restaurante quando se aposentasse, nasceu aqui no bairro, era funcionário público, mas ele faleceu quatro anos antes da aposentadoria. Agora em março completa oito anos que estamos tocando a peixaria, teve momentos em que pensamos em desistir, mas hoje vejo o quanto foi importante a luta. Foi difícil, mas não volto atrás por nada, tudo valeu a pena”, relata a empresária.

Não satisfeita, Lecir deseja que outras pessoas busquem apoio da MT Fomento e viabilizem seus projetos. “Não quero só pra mim, quero que mais gente seja beneficiada, é algo bom para toda comunidade”, concluiu.

A MT Fomento, por meio da linha de financiamento destinada a Rota do Peixe, liberou R$ 50 mil, a juros de 1,5 % ao mês, para pagamento em 60 meses. Segundo a gerente de Crédito da MT Fomento, Érica Regina Setubal Jacob Gonzales, outros três projetos para o Bonsucesso estão em fase de análise na Agência. “Temos a informação de mais pessoas interessadas, mas sentem um pouco de receio em nos procurar. Na próxima semana devemos voltar ao Distrito e esclarecer as dúvidas. Algumas ideias são simples e fácil de agilizar”, revelou a gerente.

GERANDO EMPREGOS

Uma coisa a empresária faz questão: empregar gente do local. Segundo ela, o Distrito de Bonsucesso carece de cursos profissionalizantes. Atualmente, ela emprega 14 pessoas, que se dividem entre garçons, cozinheiras e caixa. Ela, o marido e a sogra também colocam a “mão na massa”, ou seja, ajudam nos afazeres.

Durante a semana a procura pelos restaurantes e peixarias no Bonsucesso é menor. É no fim de semana que o fluxo aumenta consideravelmente. O espaço que Lecir administra tem capacidade para atender 250 pessoas. Existe uma demanda para o período noturno, mas os empreendimentos não abrem nesse horário. Isso também poderá mudar na sede nova. A empresária estuda a possibilidade de abrir de segunda à quinta-feira à noite e assim, suprir essa lacuna e atender pessoas que vem a negócio e buscam opções na Rota do Peixe.

A previsão nas novas instalações é ampliar a oferta de emprego, dobrar a venda em um ano e meio e pagar todo investimento em seis anos. “Mesmo assim acredito que ainda serão dois anos de investimentos após a mudança”, destacou Lecir.

Quanto à capacitação, a própria empresária sentiu na pele a falta de conhecimento. Antes de lançar de corpo e alma no negócio (peixaria) se propôs a trabalhar durante nove meses na gerência de um restaurante em Cuiabá, destinada a conhecer a dinâmica do processo. E procurou fazer um curso de gastronomia (Senac), que termina em julho deste ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143552/visualizar/