Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 21:22

    Imprimir


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou para 61 o número de municípios que usarão a urna biométrica nas eleições deste ano. São mais 11 municípios de quatro regiões terão que fazer a revisão do eleitorado para cadastrar as impressões digitais. Entre eles, está a cidade de Campo Verde, em Mato Grosso. O cadastramento deve começar até o próximo dia 18.

De acordo com o TSE, o uso de urnas biométricas diminui os riscos de fraude na hora do voto. Os eleitores cadastrados nesse sistema terão a urna liberada para votação por meio da impressão digital. Nas eleições municipais de 2006, as urnas biométricas foram utilizadas em apenas três municípios brasileiros.

A revisão do eleitorado é feita periodicamente e ocorre em municípios onde o número supera 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso é 10% superior ao do ano anterior ou nas situações em que o eleitorado é superior ao dobro da população entre dez e 15 anos, somada à de idade superior a setenta anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143606/visualizar/