Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 09:43

    Imprimir


As micro e pequenas empresas ainda são afetadas pela falta de crédito e não se recuperaram completamente da crise econômica mundial. É o que revela o indicador de falências e recuperações da Serasa Experian divulgado nesta quinta-feira. Dos 132 requerimentos de falência feitos em janeiro de 2010, 68% (90 pedidos) foram feitos por micro e pequenas empresas. Foi a maior incidência proporcional desde novembro de 2008.

O total de pedidos de falência também registrou aumento no último mês quando comparado com o mesmo período de 2009. Ao todo, foram 132 pedidos em todo País, frente a 124 no primeiro mês do ano passado.

Segundo a Serasa, houve 69 falências decretadas em janeiro deste ano em todo País, número superior às 61 falências decretadas no mesmo mês de 2009. Entre as empresas que fecharam as portas no mês passado, 63 eram micro e pequenas e as outras seis eram empresas de médio porte.

As médias empresas exportadoras foram bastante prejudicadas "devido ao baixo crescimento e recessão no exterior, além da valorização do real e da crescente concorrência no mercado de importação". Por outro lado, as grandes empresas, de acordo com a Serasa, demonstram terem saído "definitivamente da crise".

Apesar dos números de pedidos de falências e falências decretadas terem subido entre janeiro de 2009 e o primeiro mês deste ano, os economistas da Serasa apontam que as dificuldades das empresas serão menores daqui para frente, "com um avanço mais acelerado do crédito para os negócios, acompanhado de uma inadimplência menor".

Segundo a pesquisa, quando comparados os meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano os números apresentam melhora em todos os seguimentos.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143695/visualizar/