Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 17:28
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, Neldo Egon, e o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Décio Coutinho, estiveram reunidos nessa terça-feira,(02.02) com os representantes da indústria frigorífica e da cadeia produtiva de suinocultura mato-grossense para informar as ações a serem tomadas para a realização das auditorias, em Mato Grosso. As auditorias foram solicitadas pelos Estados, durante reunião com ministro da Agricultura Reinhold Stephanes e o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz sejam feitas. Depois de meses de cobrança por parte do setor, a medida tem o objetivo de abrir novos mercados na União Europeia.

Segundo o secretário Neldo Egon, o ministro foi muito receptivo e acolheu prontamente o pleito dos Estados e vai atendê-los, verificando a qualidade dos serviços de defesa e outros requisitos sanitários para exportação. “Vamos esperar a manifestação da Associação dos Produtores de Suínos (Acrismat), em caráter oficial para informarmos ao ministério a aprovação da vinda de fiscais federais para fazerem a auditoria”, disse.

O diretor executivo da Associação dos Produtores de Suínos (Acrismat), Custódio Castro recebeu positivamente o anúncio pelo governo do Estado da vinda dos auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e informou que o próximo passo será uma reunião para discutir e aprovar oficialmente a auditoria nas propriedades e nas indústrias frigoríficas. “Posso adiantar que queremos que a missão venha, o que vai possibilitar a abertura de novos mercados, além e recuperar espaço nas exportações para China, Japão, África do Sul, Rússia e em especial a comunidade Europeia", ressaltou.

Com o pedido de inclusão dos Estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais na listagem dos aptos para a exportação da carne suína in natura para a União Européia, o presidente do Indea/MT Decio Coutinho lembra que o Mapa realizará auditoria oficial no sistema de defesa agropecuária apenas nas propriedades e plantas frigoríficas cadastradas no Instituto.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143766/visualizar/