Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 17:16
Por: Aliana Camargo

    Imprimir


Duas equipes do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT) realizam a Operação Carnaval entre os dias 1º e 12 de fevereiro, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. A Operação, que é nacional, visa fiscalizar os produtos que são mais consumidos na folia de Momo.

Neste ano, o foco principal serão os preservativos masculinos. O coordenador da Operação, Bento Gomes Bezerra, explica que o produto é muito utilizado durante os dias de carnaval e por isso é importante a verificação, porque está ligado à segurança do folião, à prevenção da saúde.

Todos os anos o Imeq monitora os preservativos, que tinham um índice de reprovação pequeno, até que no ano passado foi apreendida no norte do Estado uma grande quantidade do produto. “Isso foi um alerta para nós, por isso colocamos os preservativos este ano como prioridade, porque à medida que fiscalizamos vamos inibindo as empresas que vendem o produto de forma irregular”, afirma Bento Gomes.

Os itens verificados no preservativo serão: se ele tem a marca da conformidade do INMETRO, se tem o nome e marca do fabricante do produto, o número do lote deve estar visível, deve ter a data de fabricação e data do vencimento, deve indicar a largura nominal em milímetros, tem que ter o número do registro no Ministério da Saúde, tem que indicar como o preservativo é lubrificado, e as informações gerais e de uso devem estar escritos na língua portuguesa. Caso não contenha essas informações o produto é reprovado pela fiscalização.

Outros produtos consumidos pelos foliões também serão verificados como: gelo, bebidas alcoólicas, refrigerantes, água mineral e potável. Para isso, serão visitados os pontos de vendas, como farmácias, distribuidoras, fábricas de gelos, supermercados e lojas de conveniências.

O coordenador da Fiscalização do Imeq, Bento Gomes faz um alerta aos foliões para que na hora da compra do preservativo, verifique todos os ítens da conformidade, para que não se prejudiquem na hora da utilização do produto.

Qualquer irregularidade pode ser denunciada na Ouvidoria do Imeq-MT pelo telefone 3624-8785.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143767/visualizar/