Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 02 de Fevereiro de 2010 às 16:46
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


A reforma do prédio da Câmara de Vereadores de Cuiabá aproximou os vereadores cuiabanos dos deputados estaduais e a população, consolidando a união entre os Legislativos e a sociedade. Um acordo entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva e o presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Deucimar Silva - ambos do PP-, garantiu aos vereadores a realização das respectivas sessões nas dependências da Assembleia Legislativa até o mês de março, quando as obras da Câmara Municipal serão concluídas. “É um ajudando o outro. Afinal, lutamos pelos mesmos objetivos da sociedade”, explicou o presidente da AL.

Segundo José Riva, a iniciativa melhora ainda mais o relacionamento dos vereadores com os deputados nos encaminhamentos de reivindicações sociais ao Governo do Estado. “Já temos uma boa convivência na tentativa de obter respaldo das reivindicações feitas à sociedade. E neste período, a nossa atitude foi a de ajudar”, afirmou Riva.

Já o 1º secretário, Sérgio Ricardo (PR), destaca a agilidade das articulações sociais em reuniões com os vereadores na Assembleia Legislativa, o que resulta em encaminhamentos ao Executivo. “Somos uma casa cidadã, democrática e política. Muitos desses que hoje são vereadores farão parte do legislativo estadual”, argumentou Sérgio.

Na avaliação da deputada Vilma Moreira (PSB), a Assembleia Legislativa cumpriu com sua função social ao ceder parte de sua estrutura para os vereadores. “Essa atitude também é nossa obrigação com os colegas parlamentares, mas principalmente com a sociedade”, resumiu a deputada.

O 2º secretário da AL, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), analisou a iniciativa como “interessante e propícia aos debates”. “Estamos na expectativa das eleições e de assuntos de caráter emergencial à sociedade. Essa atitude entre os parlamentos é extremamente salutar”, avaliou Dal Bosco.

De acordo com Deucimar, a reforma na Câmara de Vereadores visa para melhorar o atendimento ao público e a atuação dos parlamentares. Uma parte da obra deve ser entregue no dia 23 de fevereiro, mas o legislativo municipal estará totalmente em condições de atender ao público, no dia 15 de março. “Vamos continuar com as nossas sessões na Assembleia Legislativa para que a sociedade não fique prejudicada”, explicou Deucimar.

O vereador garantiu a participação da Câmara de Vereadores de Cuiabá nas articulações de movimentos grevistas, como a dos dentistas - que busca melhorias salariais junto à Prefeitura de Cuiabá, além de outros temas de interesse da sociedade. Deucimar Silva aproveitou a ocasião e falou sobre a possibilidade de queda do duodécimo de 5% para 4.5% para o legislativo municipal, após decisão do Congresso Nacional que prevê o aumento de vereadores no país, mas com redução de duodécimo das prefeituras.

“Temos o compromisso e recuperar o prédio da Câmara de Vereadores que agora passou a ter um reforma de verdade”, afirmou o parlamentar. De acordo com ele, a obra está orçada em R$ 3 milhões.

Nas dependências da Assembleia Legislativa, Deciumar Silva pretende colocar em pauta, discussões sobre o regimento interno do legislativo municipal, a lei orgânica do município e o repasse do duodécimo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143914/visualizar/