Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 29 de Janeiro de 2010 às 11:05

    Imprimir


O manejo de adubação é uma das técnicas mais importantes da atividade agrícola. Decidir como o solo será preparado para receber as sementes de determinada cultura é uma tarefa que exige muito conhecimento técnico e prático. Ciente disso é que pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, apresentarão nos Dias de Campo 2010, que começa no próximo dia 02, quais critérios devem ser considerados para tomada de decisão quanto ao modo de adubação.

Leandro Zancanaro, pesquisador do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT, explica que o produtor e equipe precisam ter informações de qualidade da propriedade, conhecer o histórico de cada campo e fazer avaliação total da área. Ele afirma que os resultados das análises de solo são importantes, porém, quando interpretados de forma isolada ou quando a amostragem é feita de forma mecânica sem a avaliação de um profissional competente que realmente conhece o campo, estes resultados têm valor limitado.

O pesquisador reforça que a decisão tem que estar associada ao conhecimento dos fatores restritivos presentes no campo e também ao planejamento da lavoura. “Por exemplo, não deve-se utilizar adubação a lanço em campos que problemas com matocompetição e/ou ser cultivado com soja super-precoces”.

Para ajudar produtor e equipe a tomar a decisão correta é que Zancanaro, juntamente com demais pesquisadores do PMA, falarão nos Dias de Campo 2010 os princípios que regem a tomada de decisão sobre a adubação, mas principalmente quanto a forma, a realização da adubação na linha de plantio ou aplicação a lanço em pré-plantio. “Não há receita de bolo, até porque há também o componente econômico que interfere na tomada de decisão”, informa o pesquisador.

De acordo com o pesquisador a decisão correta é feita por quem realmente conhece cada parte das áreas que serão cultivadas. Por isso, defende Zancanaro, as informações que produtor e equipe possuem são ferramentas importantes para saber o que e como fazer o manejo de adubação. “Iremos mostrar que a avaliação qualitativa do campo é a chave da decisão, associado ao objetivo do produtor”.

Este e outros assuntos serão apresentados nos Dias de Campo 2010 da Fundação MT que acontecerá de 02 a 25 de fevereiro nas principais regiões produtoras de Mato Grosso. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas no local. Mais informações no www.fundacaomt.com.br 

Confira o Roteiro do Evento: 

Região

Cidades

Data/Horário

Local

Médio Norte

Nova Mutum

02/02 - 07h30

Fazenda Tupan

Médio Norte

Lucas do Rio Verde

04/02 - 07h30

Fazenda Rio Verde

Médio Norte

Sorriso

06/02 - 07h30

Estação Experimental FMT

Parecis

Sapezal

09/02 - 07h30

Fazenda Tucunaré

Parecis

Campo Novo do Parecis

11/02 - 07h30

Fazenda Dois Irmãos

Sul

Campo Verde

18/02 - 07h30

Faz. São Miguel - Área experimental FMT

Sul

Primavera do Leste

20/02 - 07h30

Faz. São Roque

Sul

Rondonópolis

25/02 - 07h30

Faz. Cachoeira - Área experimental FMT

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144389/visualizar/