Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 19:55
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Quando se fala em Mato Grosso, os números são sempre surpreendentes. Nos últimos 7 anos as exportações cresceram 373%. Somente em 2008 e 2009 houve um incremento de 63%. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, garante que apesar deste crescimento nas exportações, a produção primária é a mesma. “Este aumento nos números se deve à agregação de valores aos produtos mato-grossenses. É a confirmação da industrialização do Estado”.

Um dos estímulos para este crescimento macroeconômico, diz Nadaf, é a política de incentivos fiscais que estimulou a instalação ou ampliação de cerca de 450 empresas em todo Mato Grosso, desde 2003. São empreendimentos que geram emprego, renda, promovem a conservação do meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da população local. “Se não fossem os incentivos fiscais, estas empresas não estariam em Mato Grosso hoje. Pode ser que daqui a 20 anos algumas delas escolheriam o Estado para instalar suas plantas”.

Outro resultado apontado por Nadaf é o número elevado de países para os quais Mato Grosso vende seus produtos. Ao todo são 150. O número de produtos também cresceu e, atualmente, além da soja, algodão, milho, arroz e carne, o Estado também vende açúcar, madeira, couro, minerais, material elétrico e de construção. A lista contém cerca de 30 produtos.

Em 2008, o Estado ocupava a 10ª posição no ranking dos Estados que mais exportavam. “Encerramos 2009 ocupando a 6ª posição ficando atrás somente de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Esta conquista era um sonho antigo que conseguimos realizar no ano passado. A expectativa é que Mato Grosso continue galgando posições nesse ranking”.

A balança comercial também é um instrumento para medir o crescimento da economia de Mato Grosso. Em 2002 o Estado era responsável por 12% da balança comercial, o equivalente a US$ 13.192 bilhões. Em 2008, este número subiu para 26%, o equivalente a US$ 24.742 bilhões.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144457/visualizar/