Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 02:11
Por: Venilson Ferreira

    Imprimir


As chuvas dos últimos dias interromperam o avanço da colheita de soja no Médio Norte de Mato Grosso. A Equipe 1 do Rally da Safra, com participação da Agência Estado, enfrentou diversos pontos de atoleiro na rodovia que liga Campo Novo dos Parecis a Nova Mutum. Muitas lavouras estão em ponto de colheita, mas o excesso de umidade dificulta a entrada das máquinas.

Nas conversas com agricultores, os técnicos da Agroconsult, empresa organizadora do Rally, constataram um aumento na incidência da lagarta medideira. A praga ataca plantas jovens, sugando a seiva e reduzindo a produtividade das lavouras. Os produtores também estão preocupados com a incidência da ferrugem, que em muitos casos exigirá até 4 aplicações de fungicidas, elevando os custos de produção.

O agrônomo Fabio Meneghin, da Agroconsult, disse que as primeiras avaliações indicam produtividade de 50 sacas de 60 kg de soja por hectares nas áreas visitadas. Por enquanto, o desempenho é considerado dentro das expectativas, pois ainda não foi constatada quebra de produtividade em virtude da infestação pela ferrugem.

Os técnicos do Rally percorreram ontem os municípios Deciolândia, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Diamantino, Santa Rita do Trivelato e Nova Mutum. Hoje eles se deslocam para Lucas do Rio Verde e Sorriso.

O Rally da Safra 2010 começou na segunda-feira a partir de Cuiabá. Nesta etapa do Rally, os técnicos vão avaliar as lavouras de soja precoce, que hoje, em Mato Grosso, representam 40% da área plantada. Segundo a organização do Rally, oito equipes, no total, percorrerão cerca de 50 mil quilômetros de lavouras. A partir de Cuiabá, a Equipe 1 percorrerá as regiões norte e oeste de Mato Grosso.

Sem ferrugem - Primavera do Leste, que já foi conhecida como “capital da ferrugem”, deixou de lado essa denominação e deu lugar, nesta safra, a lavouras muito boas e limpas, conforme avaliação da Equipe 2 do Rally da Safra 2010, coordenada por Douglas Nakazone. “Não observamos pragas ou ferrugem. Conversamos com produtores que fizeram duas aplicações de fungicidas apenas de forma preventiva”, relata.

Nos dois primeiros dias de viagem, a Equipe 2 também se dividiu para ampliar a amostragem. Foram colhidas 51 amostras nesse período, batendo a meta estipulada pela Kleffmann – instituto de pesquisas agro que definiu o número de amostras a serem feitas nas regiões visitadas, dando maior rigor aos resultados.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144562/visualizar/