Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Janeiro de 2010 às 13:27
Por: Thiago Almeida

    Imprimir


Mais um programa de segurança cidadã foi implantado no município de Poconé (a 102 km de Cuiabá) nesta terça-feira (26.01). O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, deu posse ao novo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da cidade. O evento foi na Câmara dos Vereadores do município e contou com a presença de autoridades, líderes de bairro, além de moradores que foram prestigiar os membros do conselho.

A iniciativa da criação do Conseg em Poconé veio do vereador Rodenilson Barros. “Estamos orgulhosos por este momento. Acho que nossa comunidade só tem a ganhar com este Conselho Comunitário”, afirmou ele.

Segundo o prefeito, Clovis Martins, a implantação do Conseg é um avanço para debater os problemas em segurança pública. “Trata-se de um tema muito delicado e que merece uma atenção especial. Percebemos isso diariamente. Com o Conselho, a prefeitura caminhará junto para amenizar nossos problemas”, comentou.

Durante a cerimônia de posse, o presidente do Conseg de Poconé, Valney de Souza Rosa, ressaltou o empenho e a dedicação que os membros do conselho têm para o sucesso na realização dos trabalhos. “O conselho é comunitário, do cidadão de bem, e nossa comunidade é formada por todos, inclusive nossos policiais. Temos muita vontade de trabalhar. Poderemos cometer erros, mas estes não serão por omissão”.

Valney apresentou uma série de solicitações já elaboradas pelo conselho às autoridades presentes. Além disso, divulgou, junto aos participantes do evento, uma agenda de reuniões com os moradores de bairros do município.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, a participação da comunidade é fundamental. “Devemos ter a convicção de que a segurança não é apenas um problema de polícia, mas de todos. Desta forma, unindo o Estado e a comunidade, poderemos atuar na prevenção ao crime, reduzindo a criminalidade”, concluiu.

SEGURANÇA CIDADÃ

Os Consegs funcionam como uma associação que tem por finalidade discutir os problemas apresentados pelos moradores aos membros e levantar propostas para a melhoria da segurança na região. Com representantes da comunidade e policiais civis e militares, o Conselho debate os principais pontos relacionados ao tema pelo menos uma vez ao mês.

Por meio do Conseg os moradores do bairro poderão relatar as principais dificuldades da comunidade relacionadas à segurança pública, com o objetivo de reduzir estes entraves e aproximar mais a sociedade dos órgãos de segurança.

Implantados a partir de 2003, os conselhos têm uma média de 10 a 15 representantes, mas o número de participantes é ilimitado. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer parte do conselho, desde que respeite alguns critérios como não ter antecedentes criminais, morar ou trabalhar no mesmo bairro (ou município) e ser maior de 18 anos.

As comunidades interessadas em ter um Conseg podem entrar em contato com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, pelo telefone (65) 3613-5554.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144642/visualizar/