Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 26 de Janeiro de 2010 às 18:53

    Imprimir


As chuvas abundantes neste verão são uma preocupação, porque favorerendo o aparecimento de doenças na soja dificultam o seu manejo e também podem ser um problema no momento da colheita em Mato Grosso.

No entanto, na maioria dos locais, perdas pela ferrugem ainda poderão ser observadas devido a atrasos nas aplicações, que podem ocorrer em função das precipitações freqüentes, e também nas lavouras semeadas mais tardiamente. A orientação, neste caso, recai sobre o monitoramento intenso para se evitar o atraso no controle.

A partir de janeiro de 2010, o Consórcio Antiferrugem, por intermédio do laboratório credenciado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passou a elaborar boletins periódicos de risco da ferrugem para o Brasil. Os mapas divulgados representam condições climáticas favoráveis à ocorrência de epidemias, em determinados períodos de tempo. “Eles devem ser usados como mais uma ferramenta de manejo e interpretados levando-se em conta a situação local e outros fatores como a presença de inóculo na região”, avalia a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144737/visualizar/