Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 26 de Janeiro de 2010 às 07:12
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


O Rally da Safra 2010 vai verificar os prejuízos causados pela ferrugem asiática e demais doenças, pragas e ervas daninhas nas lavouras de Mato Grosso. O evento, que está na 7ª edição, teve início nessa segunda-feira (25) e segue até 22 de março. Ao todo serão 8 equipes, sendo duas de Mato Grosso, que percorrerão 50 mil km de lavouras, sendo 98% da área cultivada com soja e 80% da área com milho, em todo o país. Em território mato-grossense, a Equipe 1, segue para o Norte e Oeste do Estado, enquanto a Equipe 2, irá para o sudeste, passando por Goiás e Mato Grosso do Sul.

Segundo o diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Marcelo Duarte, a expectativa é que as equipes tragam bons resultados e confirmem a expectativa de safra recorde para o Estado. Dos roteiros que serão seguidos pelas equipes, 4 passarão por Mato Grosso. "Pela sua dimensão e sua importância no cenário produtivo da soja e milho, as plantações do Estado serão analisadas criteriosamente".

A expectativa da Agroconsult, realizadora do evento, é coletar 1,5 mil amostras de lavouras, dos quais cerca de 500 serão em Mato Grosso. O Estado responderá por 28% da safra de soja e 26,2% da área plantada no país, segundo estimativa da Agroconsult. Para Fábio Meneghin, representante da Equipe 2, o Rally da Safra também será utilizada para adquirir informações adicionais com os produtores do Estado. "Precisamos saber como foi o desempenho da última safra, o plantio da soja, do milho, além das perspectivas para as safras seguintes", afirma ao acrescentar que será feita uma análise da situação econômica dos produtores diante dos problemas nas lavouras.

"A intenção é verificar qual a condição da saúde das plantações". Todos os dados, qualitativos e quantitativos, serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 30 de março, em São Paulo. O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144835/visualizar/