Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 25 de Janeiro de 2010 às 16:26
Por: Nelli Tirelli

    Imprimir


Com objetivo de fomentar a produção de frutíferas como maracujá, abacaxi, acerola, manga, caju, goiaba, entre outras, e de hortaliças diversas, a secretaria de Agricultura de Tangará da Serra, o MT Regional e a Tropical Polpa de Frutas criaram o projeto Vale do Sol I e II, e também o projeto V Estrelas.
 
O projeto visa o fortalecimento da agricultura familiar e visa beneficiar mais de 1.200 pequenos produtores rurais no município. “Somente o projeto de assentamento do crédito fundiário, Vale do Sol 2, Bezerro Vermelho, existem 191 famílias assentadas com grande potencial produtivo, mas com um entrave que é a falta de um sistema de captação e distribuição de água, pois existe um rico manancial de água próximo.”, explicou o secretário de Agricultura Wellington Duarte.
 
Para se solucionar o problema da captação de água, foi criado um convênio e que está em fase de tramitação para aquisição de um sistema de captação e distribuição de água para irrigação através de energia elétrica dentro do projeto crédito fundiário. “Para a capacidade técnica e gerencial o município dispõe de diversos técnicos concursados, como engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, técnico em agropecuária, engenheiros civis, arquitetos, topógrafo, administrador, contador e advogados que permitem administrar, fiscalizar e gerenciar este projeto.”, disse Duarte.
 
A água que deverá ser utilizada para a irrigação será oriunda do Rio Sepotuba e o valor total do projeto, que segundo os parceiros do projeto já esta pronto e cadastrado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse - SICONV - é de 1 milhão e 250 mil reais.
 
“Com este projeto em funcionamento todos ganham. Ganha o produtor que terá uma renda a mais através de sua propriedade, pois além de tudo ele tem a venda do produto garantida, já que há um compromisso entre a empresa Tropical Polpa de Frutas, em comprar a produção e também a secretaria de Agricultura, que estará beneficiando o pequeno produtor rural e o MT Regional, que estará cumprindo o seu papel em ajudar também o pequeno produtor.”, disse José Benedito, superintendente do MT Regional.
 
Para o bom desenvolvimento ainda do projeto e para o fortalecimento da fruticultura na região, a Tropical Polpa de Frutas doou e continua doando mudas para os produtores, além de fornecer assistência técnica para os mesmos. “Nós atendemos além dos produtores do assentamento, de Tangará, também fornecemos mudas para os municípios vizinhos.”, informou Maicon Fogliatto, proprietário da empresa, que utiliza 150 toneladas por dia de frutas na fabricação de polpas. “Nossa empresa tem capacidade para mais toneladas, só falta a fruta, em função disso ajudamos a contribuir e a fomentar a produção de delas na região.”.
 
Reunião
 
Para falar sobre o andamento do projeto, uma reunião aconteceu na sede da Tropical Polpa de Frutas. Participaram do encontro o superintendente do MT Regional, José Benedito (Dito), o secretário municipal de Agricultura, Wellington Duarte, além do proprietário da empresa, Maicon Fogliatto, entre outros.
 
Qualificação 
 
O MT Regional, através da cadeia produtiva, estará oferecendo curso de fruticultura no mês de fevereiro em Tangará da Serra. Poderão participar todos os técnicos dos 15 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Alto Rio Paraguai. “Além do curso, o MT Regional estará também oferecendo ajuda de custo para as pessoas que vem de fora para participar.”, finalizou o superintendente do MT Regional, José Benedito.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144894/visualizar/