Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 25 de Janeiro de 2010 às 03:00
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Assim como no resto do Brasil, a agricultura familiar mato-grossense é responsável por boa parte da produção agrícola e responde por 45% do rebanho bovino, 98% dos hortifrutigranjeiros e 99% da produção de leite. Anunciados pelo secretário adjunto da agricultura familiar, Jilson Francisco da Silva, este números revelam que 2009 foi positivo para a agricultura familiar mato-grossense. O Governo do Estado, em parceria com outras entidades, atendeu cerca de 40 mil famílias com assistência técnica e extensão rural. Para 2010, o objetivo é aumentar esse número e fortalecer a política da agricultura familiar no Estado.

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) terá 80 novos profissionais em 2010. "O resultado da chegada destes novos profissionais virá com o aumento na qualificação, difusão de tecnologias e pesquisa entre os lavradores. A ideia não é apenas aumentar a produção, mas ensinar o pequeno produtor a agregar valor aos seus produtos. O transporte já é considerado uma agregação de valor", exemplifica.

Considerado um ano curto em função das eleições, em 2010, os técnicos terão apenas 5 meses para concretizar as decisões e executar as ações. O gerente de Desenvolvimento Econômico da Associação dos Municípios Mato-grossenses (AMM), Edson Justino dos Reis, mais conhecido como Edinho, conta que a criação e implantação do Fórum Estadual dos Secretários de Agricultura, em agosto de 2009 foi um grande avanço. "Um passo importante especialmente na elaboração de políticas para a agricultura familiar". Ele diz que um dos resultados da implantação deste fórum foi a conquista de R$ 70 milhões de emendas parlamentares. Esse dinheiro será utilizado na estruturação das secretarias municipais de agricultura e na qualificação das equipes técnicas.

De acordo com Jilson, há dezenas de programas destinados à agricultura familiar de Mato Grosso, mas que para 2010 o foco está voltado para as cadeias produtivas do leite, da seringa, piscicultura, ovinocultura e hortifrutigranjeiros. Edinho cita o assentamento Santo Antônio da Fartura como uma referência nacional. Outro ponto importante na opinião dele, é o Centro de Abastecimento, localizado em Várzea Grande. "As obras estão bastante avançadas e a inauguração será um marco decisivo para os pequenos produtores de toda a Baixada Cuiabana".

Araguaia e a Amazônia mato-grossense são regiões que também receberão atenção especial em 2010 no que diz respeito a agricultura familiar. "Ao todo já temos 79 municípios incluídos no programa da seringueira. Além de ser uma fonte de renda para o lavrador também contribui para a conservação do meio ambiente", diz Edinho. A AMM é parceira do Governo do Estado em 15 Consórcios Municipais.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144983/visualizar/