Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 22 de Janeiro de 2010 às 15:01
Por: Alline Marques

    Imprimir


Com um crescimento de 1,2 milhão de cabeça de gado, a vacinação contra febre aftosa mais uma vez superou as expectativas e atingiu 99,8% dos bovinos, o que representa 27.247.018 de animais imunizados em 2009.

O presidente do Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa), Zeca D’Ávila, destacou que os méritos devem ser credenciados aos próprios produtores que se conscientizaram da importância da sanidade animal, principalmente para manter Mato Grosso em destaque no mercado mundial.

Além disso, o estado tem mais um motivo para comemorar, pois já são 14 anos sem febre aftosa em Mato Grosso, apesar de vários estados vizinhos terem constatados focos de aftosa.

“Quero atribuir este sucesso aos produtores que se conscientizaram de que a responsabilidade é deles e não do governo. Quando em tempos atrás, os governos vacinavam os bois a ferro e fogo, a aftosa tomava conta do Brasil, graça a Deus esta realidade mudou e os pecuaristas tomaram a frente”, destacou.

O presidente do Fefa também lembrou que o trabalho realizado pelo fundo é cansativo, mas necessário. “Todos os anos precisamos fazer a mesma coisa. Visitar todos os produtores e conscientizá-los. É repetitivo, mas necessário”, afirmou.

O secretário adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, ressaltou o crescimento da produtividade sem a necessidade de abertura de novas áreas. Para ele, isto representa a evolução da tecnologia e demonstra respeito às questões ambientais.

Suinocultura

O presidente da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Luis Salles, enfatizou a importância da sanidade animal para que a criação de suínos em Mato Grosso cresça.

Atualmente, existem 1,3 milhões de suínos no estado, mas para Salles Mato Grosso está próximo de se tornar o maior produtor.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145171/visualizar/