Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 22 de Janeiro de 2010 às 09:19
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


A quantidade de vagas para estágio aumento de 233% neste início de ano em Mato Grosso. O mês de janeiro ainda não acabou e já foram abertas 40 vagas para estudantes do ensino superior e médio contra 12 disponibilizadas no mesmo período de 2009. Os dados são do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL-MT), responsável por intermediar as contratações feitas pelas empresas. O momento é considerado atípico, já que no período de férias é comum reduzir número de vagas e a procura por estágios.

Entretanto, segundo o superintendente do IEL-MT, José Carlos Dorte, as empresas têm procurado com maior frequência estagiários. "Isso já o efeito Copa do Mundo. As empresas estão se preparando, formando seus profissionais para atender a demanda que virá". Um dado que confirma essa premissa, segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), é uma pesquisa realizada pelo instituto TNS InterScience, que indica o percentual de efetivação de 64% dos ex-estagiários ao final do primeiro ou segundo período de treinamento prático.

Para este ano, a instituição prevê a oferta de 25 mil vagas de estágio em todo o Brasil, até o fim de fevereiro. O aumento é gerado pelo vencimento no período de um grande número de contratos de estágio, segundo o CIEE. Em Mato Grosso é essa instituição a responsável por intermediar as vagas de estágio oferecidas pelo governo do Estado.

O aumento na procura por estagiários vem sendo verificado desde setembro de 2008, segundo Dorte, por conta da regulamentação da chamada Lei do Estágio (nº 11.788). "Antigamente o empresário ficava com medo porque vez ou outra o entendimento da Justiça Trabalhista era de que havia vínculo empregatício e agora não existe isso. Está regulamentado".

As áreas que mais contratam em Mato Grosso são Finanças, Tesouraria, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Pedagogia. As vagas são atualizadas diariamente no site www.ielmt.com.br/estagio. Para se candidatar a uma, basta preencher o cadastro, disponível no mesmo endereço eletrônico.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145215/visualizar/