Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Janeiro de 2010 às 09:11
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


Em Mato Grosso 7,416 mil contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) deverão ser beneficiados pelas novas regras que regem o programa. A alteração foi anunciada na última quinta-feira (14) pelo governo federal que, por meio da Lei nº. 12.202, reduziu a taxa de juros que era de 6,5% para 3,5% ao ano para o saldo devedor dos contratos antigos. Para os novos contratos, essa redução já estava em vigor desde agosto de 2009, quando foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A expectativa é que, com a redução da taxa de juros e ampliação dos prazos de pagamento, novos estudantes sejam atraídos para solicitação do crédito educativo, já que em 2009, não foram firmados novos contratos, segundo José Pereira de Souza, gerente da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo Fies no Estado. "Como existe um comprometimento menor da renda é possível que tenhamos novos contratos em 2010".

O prazo para quitação da dívida, que era de duas vezes o período financiado do curso, agora subiu para 3 vezes. Um estudante que tenha financiado um curso com duração de 4 anos, por exemplo, terá 12 anos para quitar a dívida. Outra novidade é a possibilidade de os formandos em cursos de medicina e de licenciaturas abaterem 1% da dívida a cada mês trabalhado, caso optem por atuar como professores da rede pública de educação básica ou como médicos no programa Saúde da Família.

Em Cuiabá, algumas universidades informaram que comentarão o assunto, somente quando forem comunicadas oficialmente sobre as alterações da Lei.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145562/visualizar/