Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 19 de Janeiro de 2010 às 08:46
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


As exportações de carne em Mato Grosso registraram queda de 18,2% no ano passado em relação a 2008, levando o Estado a perder uma posição no ranking de maiores exportadores do país. Foram 185 mil toneladas de carne comercializadas em 2009 contra 227 mil toneladas em 2008. São Paulo se manteve líder com 41,3% das comercializações, seguido de Goiás, que superou Mato Grosso com 13% da carne embarcada pelo Brasil contra 12,8% do antigo vice-líder.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea) apontam que, 20% do volume abatido no Estado foi destinado à exportação no ano passado, cujo percentual ficou 3 pontos percentuais abaixo do observado nos anos de 2008 e 2007. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso, Luiz Antônio Freitas, a supervalorização do real em relação ao dólar e a crise financeira internacional são os principais entraves para as exportações do Estado, já que a arroba do boi gordo é comercializada em dólar e vários setores da economia reduziram o consumo de matéria-prima, afetados pela instabilidade do mercado internacional.

Traduzido para valores, os dados do instituto demonstram a realidade das exportações: queda de 25,8% baixando de US$ 638 milhões em 2008 para US$ 473 milhões em 2009. Para o pecuarista Marcos da Rosa, a situação dos produtores em Mato Grosso sofre a pressão da concentração das empresas de abate. "São poucos os frigoríficos que permanecem e vai virando uma espécie de monopólio. Dessa forma, eles nos obrigam a reduzir o preço da arroba".

O pecuarista acredita que seja necessária a implantação de um Fórum de debates entre os produtores a fim de buscar saída para a crise pela qual vem passando o setor. O presidente do Sindifrigo, Luiz Antonio, concorda: "Avaliando a queda do segundo semestre de 2009 em relação ao mesmo período de 2008, percebemos que ela tende a se acentuar".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145564/visualizar/