Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 09:44
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


A praticamente 70 dias de assumir o cargo de governador, Silval Barbosa (PMDB) demonstra que a casa vem sendo arrumada de seu jeito mesmo antes do titular Blairo Maggi (PR) renunciar ao mandato. A primeira medida, diz o pré-candidato ao Palácio Paiaguás, é a troca de secretários, que vem se dando de forma tranquila como uma “renovação natural” de seu staff. Os secretários Osmar de Carvalho (Comunicação Social) e Vicente Falcão (Acompanhamento a Políticas Fundiárias e Ambientais) já tomaram posse, com compromissos de permanecerem na equipe. Em entrevista nesta segunda à TV Centro América (Rede Globo), Silval revela que vão sair do primeiro escalão para disputar eleições proporcionais o petista Ságuas Moraes (Educação); os republicanos Neldo Egon (Desenvolvimento Rural) e José Aparecido, o Cidinho (Projetos Estratégicos), o peemedebista Baiano Filho (Esportes e Lazer) e o progressista Chico Daltro (Ciência e Tecnologia). Ainda deve deixar o governo para concorrer a deputado o presidente da Empaer, democrata Leôncio Pinheiro.

Na dúvida se sai ou não do cargo, apenas Teodoro Lopes, o Dóia, presidente do Detran. A tendência é deste não concorrer mais para deputado estadual, já que o seu padrinho político, deputado Mauro Savi recuou da corrida à Câmara Federal e avalia agora duas possibilidades: tentar a reeleição ou entrar na chapa de Blairo Maggi ao Senado como primeiro-suplente. Perguntado sobre se o PMDB terá espaço em sua administração, Silval foi categórico em afirmar que sim, pois, segundo ele, "o partido tem lideranças expressivas". "Com certeza, o PMDB lugar garantido em alguma secretaria estadual".

Sua linha de atuação, conforme prometeu o vice-governador, não terá novidades. “Mato Grosso cresceu 111%, segundo IBGE no governo (Blairo) Maggi por ser arrojado, transparente e ousado. Será uma missão difícil manter esses índices de crescimento, mas o faremos”. Para ele, a prioridade será a continuidade dos programas de estradas e habitação e as obras voltadas para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Diz que o governo fará bonito quanto a esses projetos. Para o Mundial, o Estado já disponibilizou no orçamento de 2010 cerca de R$ 1 bilhão com vistas à construção do novo estádio Verdão, incluindo ajuda da União para mobilidade urbana. A iniciativa privada também se movimenta no embalo dos jogos da Copa, com perspectivas de investimentos macro em infraestrutura.

Silval lembra que assumiu o Paiaguás por seis meses interinamente e que vem participando diretamente das decisões governamentais. “Quero a equipe coesa para a execução do orçamento neste ano”. Para o exercício de 2010 estão previstos R$ 8,8 bilhões. Perguntado sobre o tempo que terá para governar já que também é pré-candidato ao governo, o peemedebista contou que não será problema pois, na sua concepção, vai usar todo o tempo livre disponível. “Terei a noite, os fins de semana e feriados para a campanha”.

Dengue

Desviando para indicar onde o governo falhou na questão da prevenção da dengue que se transformou em surto em Mato Grosso, Silval Barbosa não apontou os problemas. Preferiu indicar medidas para contornar a situação, entre eleas o aporte de recursos do governo estadual para garantir o maior número de máquinas do país que devem ser entregues em 1º de fevereiro aos municípios o que, segundo o vice-governador, vão contribuir para limpeza de ruas e terrenos baldios, que têm se transformados em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Teremos guerra permanente ao mosquito durante todo o ano e não só nesta época de chuva”, prometeu.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145672/visualizar/