Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 08:50
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomenda a cada pessoa que consuma, no mínimo, 200 kg de lácteos por ano. Na região sudeste do Brasil, esse número chega a 110 kg por pessoa, porém no Estado de Mato Grosso, estima-se que o consumo atinja apenas 80 kg. Em contrapartida, o Estado fechou a safra 2009 com a produção de cerca de 2 milhões de litros de leite por dia, dos quais 70% são transformados em queijos, 20% em leite fluído e os 10% restantes leite em pó. Números que contrapõem o consumo que ainda é baixo se comparado à média do país.

Para o superintendente do Instituto de Pesquisa do Leite, Eldor Sontag, o pouco consumo de derivados do leite em Mato Grosso é uma questão cultural e leva o Estado a exportar 70% da sua produção total para a região Sudeste. Em Minas Gerais, por exemplo, o maior produtor de leite do Brasil, as pessoas têm hábito e costume inclusive na culinária local de utilizar o leite e seus derivados. Já em Mato Grosso, por diversos fatores, esse consumo é baixo, uma vez que, em cidades do interior onde há pouca infra-estrutura, falta leite nos mercados e padarias.

O fortalecimento das entidades de classe tem sido fator relevante para a viabilização da cadeia produtiva do leite. A aplicação de medidas de defesa comercial - elevação da Tarifa Externa Comum (TEC) e medidas antidumping -, juntamente com a implementação de políticas e programas demandados pelo setor produtivo são grandes vitórias ocorridas no âmbito político e econômico.

A produção de leite cresceu a uma taxa média de 4,5% ao ano na última década, passando de 15,6 bilhões de litros, em 1993, para 22,6 bilhões, em 2003. Atualmente o Brasil é o 6º maior produtor de leite com um volume que corresponde aproximadamente a 4,5% da produção mundial. O setor é um dos mais importantes do agronégocio brasileiro, ocupando o sexto lugar em valor bruto da produção agropecuária.

A pecuária leiteira é praticada em todo território nacional. As condições do país permitem a adaptação da atividade às peculiaridades regionais, observando-se, consequentemente, a existência de diversos sistemas de produção. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estados que mais produzem leite são, respectivamente, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

(Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145680/visualizar/