Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 17 de Janeiro de 2010 às 08:31
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


A instalação do sistema de esgoto dos imóveis nas galerias de água pluviais é outro problema comum, principalmente nas maiores avenidas da cidade. O esgoto é despejado nos canos, que deveriam receber apenas água de chuva, e lançado no rio sem nenhum tratamento. A ação, além de prejudicar o meio ambiente, faz com que as bocas-de-lobo exalem um cheiro ruim, que entra no interior dos estabelecimentos. Para resolver, os comerciantes tampam o local.

Quando começa as chuvas, a água não tem espaço para escoar e a área sofre com inundações.

Os bairros que tem o esgoto ligado a estação de tratamento, tem os resíduos tratados, mas a qualidade é questionável porque os equipamentos são antigos, têm mais de 30 anos, e não são eficientes como os oferecidos atualmente no mercado.

No Santa Isabel, Pedregal, Canjica, Praeiro, Novo Horizonte, Planalto e Bela Vista existe um sistema de captação que chama condominial. O serviço não teve boa aceitação pela população, mas em outros Estados, como o Rio Grande do Norte, fez com que a administração reduzisse os custos de instalação.

No sistema, os canos seguem a topografia do terreno e não são nivelados por escavações. Desta forma, os tubos passam no interior do imóvel e os donos assinam um termo de parceria com a Prefeitura, no qual assumem a manutenção dentro da área particular.

O obstáculo é a troca de proprietário e migração dentro da cidade. As pessoas que compram a área tampam com cimento as caixas, porque dizem não querer a passagem do esgoto do vizinho dentro de casa. A ação entope os dutos.

O engenheiro da Sanecap, Édio Ferraz, explica que o sistema é eficiente e reduz os custos com as escavações e também transtornos à população.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145739/visualizar/