Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 16 de Janeiro de 2010 às 15:44
Por: Flávia Borges

    Imprimir


O prefeito de Alto Araguaia (a 395 quilômetros de Cuiabá), Alcides Batista Filho, o Gordo (PT), deve ser afastado do cargo na próxima semana pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele será o 21º prefeito mato-grossense eleito que perde o posto devido a crimes eleitorais. O petista é acusado de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos, e abuso do poder econômico nas eleições de 2008. O processo é relatado pelo juiz do TRE Eduardo Jacob. Gordo foi eleito com 3.379 votos com o apoio do ex-prefeito Jerônimo Samita Maia Neto, que comandou Alto Araguaia por dois mandatos. Com o afastamento do prefeito, quem assume o cargo é o presidente da Câmara, vereador Gustavo Melo (PP).

Em outro processo, o petista já havia sido condenado por improbidade administrativa, junto com Maia Neto, pelo juiz Wagner Plaza Machado Junior. Gordo, que antes de se eleger prefeito ocupava uma cadeira na Câmara Municipal, é proprietário de uma drogaria e infringiu a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores ao firmar um contrato com a Prefeitura de Alto Araguaia. Já Maia Neto, na época à frente da prefeitura, violou os princípios constitucionais da administração ao celebrar contrato verbal de prestação de serviço com Gordo e não respeitar os princípios da licitação, gerando prejuízo ao erário de R$ 63,3 mil.

Já em 2008, sem a possibilidade de tentar novo mandato, Maia Neto depositou suas fichas na candidatura de Gordo e conseguiu eleger o aliado. Na cidade, moradores garantem que o ex-prefeito tem forte influência na atual gestão e é, na verdade, quem determina as ações que devem ser adotadas pelo prefeito.

Desde as eleições de 2008, 20 prefeitos eleitos ou reeleitos no Estado já perderam o mandato por causa de crimes eleitorais. Deste total, oito prefeitos não conseguiram reverter as cassações. Até agora, a Justiça Eleitoral determinou novas eleições em apenas dois municípios mato-grossenses. Em Araguainha foi eleito José Ocifarne Ferreira, o Zezinho (PPS). Já em Novo Horizonte do Norte, João Antônio de Oliveira, o João do Mercado (PMDB), venceu a nova disputa.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário