Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 16 de Janeiro de 2010 às 13:41
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva ministra palestra contra a pedofilia no município de Juara
Coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva ministra palestra contra a pedofilia no município de Juara

Aproximadamente 300 pessoas participaram na noite desta sexta-feira (15) da palestra “Todos contra a Pedofilia”, realizada no Centro de Eventos Antônio Carlos Savoine, no município de Juara. O evento foi uma realização da União das Associações Comunitárias e Similares de Juara, (Uacaju), em parceria com a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ministério Público e Poder Judiciário.

A coordenadora da Sala da Mulher Janete Riva foi uma das palestrantes convidadas. Na oportunidade, ela apresentou dados estatísticos de abusos contra crianças e adolescentes e alertou os presentes, em especial de pais e professores, para identificarem indícios de que uma criança foi abusada, bem como o qual é comportamento dos agressores. Nesse sentido, ratificou a importância de denunciar. “O silêncio é a maior arma do pedófilo”, declarou Janete.

Dados apontam que 80% dos casos ocorrem entre crianças de 2 a 10 anos de idade. No Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada. Em 2008, foram registrados 32.588 denúncias. Em Cuiabá e Várzea Grande, dados da Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente (Dedica) mostram que em 2008 foram 734 ocorrências de crimes contra menores de 18 anos. Já no primeiro semestre de 2009, este número subiu para 907, dos quais, em média, 40% das ocorrências dizem respeito a crimes de abusos e exploração sexual contra o menor.

Além de Janete Riva, outras autoridades também foram palestrantes. Entre eles, o delegado de polícia do município, Carlos Eduardo Muniz, que destacou a necessidade de combater esse crime que ocorre no seio familiar. Já a juíza Emanuelle Chiaradia Navarro narrou vários relatos que presenciou tanto por das vítimas quanto de familiares.  Por fim, a promotora de Justiça Élide Manzini de Campos garantiu que dará continuidade à campanha, fazendo visitas às escolas com palestras alertando as crianças. Para isso, pediu a colaboração de toda a sociedade.

A reunião também contou com a presença de outras autoridades como a do prefeito em exercício Roberto Sachetti, do vereador Carlos Nunes, pela Câmara de Vereadores e da presidente da Uacaju Jolinete Terezinha Siqueira da Conceição. Também compareceram representantes do Governo do Estado, Policia Judiciária Civil, Policia Militar, Poder Judiciário, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145783/visualizar/