Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Janeiro de 2010 às 00:45
Por: Fernando Duarte

    Imprimir


Trânsito em MT é reprovado por 50%
Trânsito em MT é reprovado por 50%

O trânsito é ruim ou péssimo para quase 50% dos entrevistados de uma pesquisa encomendada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). O número de pessoas ouvidas representa um universo de 855 mil indivíduos que compreende a população das 7 maiores cidades do Estado.

A pesquisa tomou como base imprudência, sinalização e estrutura das vias públicas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças e Cáceres.

Dos entrevistados, consideram ruins ou péssimas as vias públicas 48,3%, a sinalização foi reprovada por 43,2% e a imprudência com 39% de avaliação negativa. O resultado da pesquisa apontou que esses 3 itens somados são os responsáveis pelos problemas do trânsito.

Para o diretor-presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, não houve surpresa no resultado da pesquisa. Ele lembrou que a imprudência é um grande fator de risco, mas que sem sinalização e com atual situação das vias públicas o trânsito não irá melhorar.

Na opinião de Teodoro Lopes, os meios para combater esses problemas são aumentando a fiscalização e com os gestores públicos aplicando no próprio trânsito os recursos arrecadados com multas e com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

"Será que eles aplicam mesmo? Que investem em educação no trânsito? Os prefeitos acham que fiscalizar tira voto deles".

Nessa pesquisa, 84% dos entrevistados aprovam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso, para o diretor do Detran, mostra que a maioria dos motoristas quer dirigir de forma correta.

"Noventa e três por cento das pessoas nunca tiveram o veículo apreendido, o que mostra que quem faz coisa erra é uma pequena parcela", disse em relação a outra pesquisa já realizada pelo departamento.

Outro dado que reforça a boa aceitação do CTB pela maioria do entrevistados é que somente 3% dos condutores são responsáveis por quase 50% das infrações de trânsito, de acordo com diretor Teodoro Lopes.

Foram ouvidas 1,2 mil pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que possuem habilitação e veículo próprio. A margem de erro é de 2,8% e os dados foram coletados no período de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2009.

O Detran recebeu aprovação dos entrevistados quanto aos serviços prestados.

A quantidade de pessoas entrevistadas foi proporcional ao número de habitantes, por isso Cuiabá contou com 53,3%.

Mais de 61% são homens com idade predominante entre 25 e 59 anos. A renda familiar de 61,3% dos entrevistados é acima de 4 salários mínimos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145838/visualizar/