Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 15 de Janeiro de 2010 às 10:43
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


Projeto que dá apoio à cerificação e à comercialização direta de produtos entre agricultores familiares e consumidores pode constar da primeira pauta de votação, na volta dos trabalhos dos parlamentares, em Plenário em 2010. O texto está na Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e de Regularização Fundiária.

Segundo o autor do projeto (PL 559/09), deputado José Domingos Fraga (DEM), o Estado deverá apoiar, prioritariamente, iniciativas que envolvem as organizações de agricultores familiares, tais como associações e cooperativas de pequenos produtores rurais.

“A agricultura familiar é imprescindível para os setores econômicos e sociais de todas as regiões do Estado. Cerca de 70% das pessoas, que trabalham na zona rural, têm participação na produção de diversos itens básicos de alimentação no mercado local e regional”, destacou José Domingos.

O texto da proposta define que o Executivo firme convênios e parcerias com empresas certificadoras e produtores rurais. Os produtos serão obtidos mediante práticas de manejo e cultivo de plantas, de criação de animais, de produção e utilização de insumos que observem os princípios da agroecologia e os valores sócio-econômicos e culturais dos agricultores familiares.

Para o deputado, a certificação dos produtos provenientes da agricultura familiar, além de atestar a qualidade aos alimentos, dá segurança da segurança aos consumidores de que estão usando produtos saudáveis em sua alimentação.

De acordo com José Domingos, a contribuição da agricultura familiar para Mato Grosso, embora haja políticas de apoio já implantadas, tais como financiamentos e programas específicos, ao atingir a grande maioria dos produtores rurais tradicionais e assentados, ainda, apresenta níveis de renda muito baixo.

Para o parlamentar, as regiões mais remotas, afastadas dos grande mercados e das escolas, das prefeituras são consumidores em grande potencial para efetuarem a comercialização e o consumo dos alimentos e produtos da agricultura familiar.

Entre os consumidores dos produtos de origem da agricultura familiar estão as feiras-livres municipais e as escolas publicas. Elas se apresentam como excelente alternativa para os agricultores, que podem vender seus produtos diretamente a esses dois setores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145915/visualizar/