Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 15 de Janeiro de 2010 às 07:41
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


As vendas do comércio no varejo em Mato Grosso ficaram abaixo do volume comercializado no país no acumulado de 2009 até novembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado, a variação na comercialização ficou em 3,1% enquanto que no Brasil houve um aumento de 5,5%. Enquanto na maior parte das unidades da federação o incremento do último trimestre foi puxado pelo mês de novembro, em Mato Grosso a alta foi sentida somente em dezembro, quando o volume de comercialização saltou de 5,9 % - praticamente o mesmo praticado em outubro - para 10,4%.

Na mesma proporção, a variação de receita nominal das vendas no Estado ficaram em 7,5% no acumulado do ano, abaixo do que foi praticado no Brasil, de 9,8%. Para o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Hermes Martins, os dados do IBGE devem ser respeitados e indicam uma certa preocupação com o setor.

"Vamos analisar os critérios por que, pelo que vínhamos acompanhando, 2009 pode ser considerado um ótimo ano para o segmento". Em relação às vendas, o índice registrado pela Fecomércio, identificou alta de 11,43%, quando o esperado era de 6% a 8%. Somente no período de Natal, o crescimento foi de 14,10%, quando a projeção era de 5% a 8%. No que refere ao mercado de trabalho, foram registradas 8,6 mil novas colocações, para uma previsão de até 6 mil.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145935/visualizar/