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Quinta - 14 de Janeiro de 2010 às 20:07
Por: Alexandre Alves

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O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, confirmou audiência pública em Cuiabá para discutir obras de implantação da BR-242, que cortará Mato Grosso de leste a oeste.

A audiência será no dia 10 de fevereiro, às 9h, no auditório da Superintendência Regional do Dnit em Mato Grosso. Conforme Pagot, durante o encontro os interessados terão acesso a todas as informações disponíveis sobre os levantamentos de viabilidade.

A pavimentação da rodovia entre a região do Araguaia e Sorriso poderá ser dividida em quatro lotes. O traçado ainda não foi confirmado, todavia deverá partir da BR-158 passando por Querência.

A elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e de possíveis alternativas de traçado começou em setembro de 2008, quando o Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (DEC) contratou, por R$ 8,7 milhões, a pedido do Dnit, a Fundação Ricardo Franco para verificar as possibilidades.

O Plano Nacional de Viação (PNV) indica que pelo traçado atual a distância entre Sorriso e a BR-158, no Araguaia, é de 465 quilômetros. De acordo com o DEC, o projeto poderá propor alteração de traçado, o que vai ser informado na audiência pública em Cuiabá.

A pavimentação da 242 é uma cobrança antiga do setor produtivo do Médio-Norte de Mato Grosso, já que é considerada um importante corredor multimodal e estrutural, que cortará Mato Grosso de leste a oeste e ligará a região a outras vias de escoamento da produção mato-grossense, barateando o frete.

O Dnit definirá em licitação quem executará a obra, podendo alguns dos lotes ser executados pelo 9° BEC. O prazo de execução será definido no cronograma do projeto, de acordo com o volume de serviços necessários e após avaliação das soluções técnicas propostas.

A rodovia também está inclusa na lista de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Depois de concluída, poderá possibilitar o escoamento da safra mato-grossense pelo Porto de Itaqui, no Maranhão. Para isso, seria necessário pavimentar outro trecho da BR-242 no Estado de Tocantins, da divisa com Mato Grosso até a cidade de Formosa do Araguaia.






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