Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 13 de Janeiro de 2010 às 14:35
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


O Município de Tangará da Serra, através da Junta de Serviço Militar, está realizando desde o dia 4 janeiro o cadastro para o alistamento militar de jovens, sendo ano base para aqueles nascidos em 1992 e classes anteriores.

Desta forma, os jovens nascidos neste ano devem procurar o setor, localizado no prédio onde funciona a agência do Sine para fazer o seu cadastramento. “É necessário apresentar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento, CPF e uma foto 3 x 4 recente”, comentou o secretário da Junta de Serviço Militar de Tangará da Serra, Rubens Augusto Souza, ressaltando ainda que aquele que não fizer o alistamento, não poderá cursar uma faculdade, tirar passaporte, arrumar emprego, prestar concurso público, ter porte de arma e título de eleitor.

O alistamento pode ser feito de segunda à sexta-feira, a partir das 13h, no prédio do Sine. O período de alistamento segue até o dia 30 de abril. Já o juramento à bandeira está marcado para o dia 19 de agosto. No ano passado 1.111 jovens se cadastraram para o alistamento.

SERVIÇO MILITAR - O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica e compreende na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional. Em 1908 foi instituída, por lei, a obrigatoriedade do Serviço Militar. O novo sistema só foi efetivado após memorável campanha cívica de Olavo Bilac. A lei determinava que o recrutamento se fizesse mediante sorteio militar, o que foi inaugurado em 1916. Tal sistema vigorou até 1945, quando foi implantado o recrutamento na forma de convocação geral por classe, em vigor até os dias de hoje.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146143/visualizar/